PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

08 março 2024

"Fomos silenciadas": Cármen Lúcia discursa em homenagem ao Dia da Mulher no STF

 Única mulher da corte, ministra alertou para necessidade da promoção de paz no ambiente doméstico



Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal, fez um discurso nesta quinta-feira (7), em sessão especial na corte, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, que acontece nesta sexta-feira (8).

"Dizem que nós fomos silenciosas historicamente. Mentira. Nós fomos silenciadas, mas sempre continuamos falando, embora muitas vezes não sendo ouvidas”, afirmou a ministra.

Única mulher entre os ministros do tribunal, Cármen Lúcia alertou para a necessidade da promoção da paz, em especial no ambiente doméstico, para o público feminino. Em sua fala, ela citou os números de feminicídio em 2023. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados hoje, no ano passado, 1.463 mulheres vítimas de feminicídio.

"Num país que assassina mulheres (...) num país em que as crianças são também assassinadas até mesmo no espaço doméstico, é preciso se dizer que este país precisa muito que nós todos comecemos a pensar sob o prisma da promoção da paz e não apenas de combate [à violência]", declarou.

Na sessão desta quinta, o STF discute processos relativos aos direitos das mulheres. Entre eles, uma ação que questiona a utilização, em processos judiciais, de estratégias de desqualificação e culpabilização de vítimas de crimes sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário