PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

25 março 2024

Janja convida senadoras e deputadas para ‘happy hour’ no Alvorada após cobrança da bancada feminina

 

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, convidou deputadas e senadoras da base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um jantar no Palácio da Alvorada, hoje. O encontro está na agenda oficial do presidente, divulgada pelo Palácio do Planalto.

O “happy hour” será para discutir o fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder. O PT planeja tornar Janja um cabo eleitoral feminino nas eleições municipais deste ano. As informações são do portal Estadão.

O encontro, marcado para as 18 horas, ocorre após a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) alertar Lula sobre a ausência de mulheres no happy hour promovido por ele no Alvorada no início do mês passado. No evento, o petista esteve com 18 senadores e cinco ministros. Eliziane era a única mulher presente.

O documento, enviado pela assessoria de Janja a parlamentares, diz que o jantar será um “encontro de mulheres atuantes na política nacional” realizado para “encerrar o Mês das Mulheres”. Além das congressistas, ministras do governo Lula também foram convocadas para participar do jantar.

“Como defensora do empoderamento feminino nos espaços de decisão e poder, a senhora Janja gostaria de contar com a sua participação neste encontro, cujo objetivo é a troca de experiências, conexões e fortalecimento mútuo”, diz o convite.

Segundo interlocutores da primeira-dama, a reunião também pode trazer discussões sobre as eleições para a presidência do Senado, que acontecerá no ano que vem. Eliziane é uma das cotadas a se candidatar para o posto que será deixado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e tenta convencer Janja e Lula de que é preciso eleger, pela primeira vez, uma mulher para o comando da Casa.

O convite da primeira-dama se restringiu a parlamentares aliadas ao governo Lula. As senadoras e ex-ministras do governo de Jair Bolsonaro (PL) Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) e a deputada Caroline de Toni (PL-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, informaram que não foram convidadas para o encontro.

O governo teme que o encontro no Alvorada “flope” – termo usado na internet como sinônimo de “fracasso”. Esta semana será mais curta por causa da Sexta-Feira Santa e da Páscoa. Além disso, não há sessão no Congresso às segundas-feiras, o que deixa Brasília esvaziada.

Uma baixa já está confirmada. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), uma das parlamentares “independentes” convidadas por Janja, não poderá ir ao Alvorada devido a uma missão oficial no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário