PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

23 junho 2026

Novas viaturas desfilam no Recife e reforçam policiamento no Estado

 


O Governo de Pernambuco entregou uma nova frota de viaturas para reforçar as Polícias Civil e Militar, marcando mais uma etapa de investimentos na segurança pública do Estado. A grande quantidade de veículos chamou a atenção de moradores ao desfilar pelas principais vias do Recife, simbolizando o fortalecimento estrutural que se tornou uma das principais marcas da gestão da governadora Raquel Lyra.

Impacto nas Ruas e na Estrutura

O desfile dos novos automóveis cruzou avenidas importantes da capital pernambucana e atraiu os olhares de quem passava. Para a população, a cena representou uma resposta visual e imediata ao clamor por mais policiamento. Para as corporações, os veículos novos significam mais agilidade no atendimento de ocorrências e melhores condições de trabalho para os policiais civis e militares.

Pilar da Gestão Raquel Lyra

A renovação e a ampliação da frota de segurança consolidam-se como um dos ativos políticos e administrativos mais visíveis da atual gestão. O Governo do Estado tem tratado a reestruturação das forças de segurança como prioridade, buscando reduzir os índices de criminalidade por meio de duas frentes principais:

Modernização: Substituição de frotas antigas por modelos novos e equipados.

Presença nas ruas: Aumento do patrulhamento preventivo e ostensivo nas cidades.

Investimento robusto: Consolidação de recursos financeiros na melhoria das polícias.

Com essa entrega, a gestão estadual reforça seu compromisso com o programa de segurança pública e tenta transmitir uma mensagem de controle e maior proteção para toda a sociedade pernambucana.

João Campos reúne oposição em Sertânia


 Em Sertânia, o pré-candidato a governador João Campos participou de um encontro político em uma casa de eventos, teve reuniões internas com apoiadores e deu entrevista à Sertânia uma rádio local. Durante a agenda, o líder da Frente Popular ouviu queixas sobre a falta de água, falhas em serviços de saúde e insegurança e se comprometeu a fazer um governo de respostas efetivas à população.

“Fiquei impressionado com a quantidade de gente esperando aqui debaixo do sol do meio-dia e pensei: ‘Como o povo é generoso, e é esse povo que vai governar Pernambuco a partir de 2027’. A gente não está aqui para ficar reclamando das coisas. A gente está aqui fazendo um diagnóstico do tempo presente, mas para poder inaugurar um tempo novo, de grandes realizações”, declarou. Ele destacou o canal da transposição do Rio São Francisco e a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Sertânia como exemplos da atenção do presidente Lula (PT) e dos que estão em seu palanque com a região.

João Campos também elencou feitos de sua gestão à frente da Prefeitura do Recife.

Principal liderança da oposição em Sertânia, o ex-prefeito Ângelo Ferreira (PSB) exaltou a presença de João Campos na cidade e o caráter participativo da recepção popular ao pré-candidato. “Em todos os momentos dessa agenda, inclusive durante o discurso dele, as pessoas levantaram questões pertinentes por acreditarem que ele representa a esperança. João está formulando um programa de governo importante, ouvindo a população em várias partes de Pernambuco e falando de questões que a maioria da população quer discutir”, avaliou.

Também acompanharam a agenda em Sertânia o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado federal Pedro Campos (PSB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Márcia Conrado (Serra Talhada), Vinicius Marques (São José do Belmonte) e Bebe Água (Betânia), além de ex-prefeitos, vereadores, representantes sindicais e outras lideranças.

São João de Araripina segue com programação de Lagoa do Barro nos dias 26 e 27 de junho


Acontece no próximo final de semana em Araripina, o São João na comunidade de Lagoa do Barro, reforçando o compromisso da prefeitura de levar cultura, tradição e grandes atrações para todas as regiões do município.

As festividades acontecem no Pátio de Eventos de Lagoa do Barro e prometem reunir moradores e visitantes em duas noites de muita animação, forró e valorização da cultura nordestina.

Na quinta-feira, dia 26 de junho, sobem ao palco os artistas Caninana, Aviny Vinny, Welson Araújo e Isis Maia, levando diversidade musical e muito forró para o público.

Já na sexta-feira, dia 27 de junho, a programação continua com os shows de Vitôria Freitas, Edyr Vaqueiro e Márcio, garantindo mais uma noite de festa e tradição junina.

O prefeito Evilásio Mateus destacou a importância de fortalecer os festejos nos distritos e comunidades do município.

“Estamos realizando um São João descentralizado, valorizando nossas tradições e levando entretenimento, cultura e movimentação econômica para todas as regiões de Araripina. A Lagoa do Barro terá uma grande festa, preparada com muito carinho para nossa população”, destacou o prefeito.

O São João de Araripina conta com apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Ministério do Turismo e Governo Federal, consolidando o município como um dos principais destinos juninos do sertão pernambucano.

Com portões fechados e 80 mil pessoas, São João de Araripina faz noite histórica


 Parque Três Vaqueiros lotou no sábado (20) com Henrique e Juliano; monitoramento do trânsito, plantão médico e comércio aquecido garantiram o sucesso

Na quarta e última noite do São João Bom de Verdade, realizada
neste sábado (20), o Parque Três Vaqueiros viveu uma cena inédita na
história de Araripina: os portões precisaram ser fechados devido à
superlotação. Uma multidão estimada em 80 mil pessoas compareceu para
prestigiar o encerramento do evento, que teve como destaque os shows da
dupla Henrique e Juliano e do cantor Grelo, Moleka 100 Vergonha, Patrick
Costa e Thalles Bezerra. Mesmo com a ampliação física do espaço
planejada para este ano, a enorme quantidade de visitantes de várias
regiões do país fez a estrutura atingir sua capacidade máxima,
consagrando a noite como um marco cultural para o município.
Além da expansão da área útil e das melhorias em acessibilidade feitas
especialmente para esta edição, o evento contou com uma logística
integrada que suportou o volume histórico de público. A alta procura
consolidou de vez o município no roteiro dos grandes festejos juninos do
sertão pernambucano, atraindo turistas motivados pela grade de atrações
e pela forte tradição cultural da região.

A tranquilidade de quem foi aproveitar a festa foi assegurada por uma
forte presença do policiamento em pontos estratégicos do parque,
coibindo incidentes e monitorando a movimentação. O Corpo de Bombeiros
também atuou de forma preventiva e esteve de prontidão durante toda a
programação para realizar atendimentos imediatos caso fosse necessário.
Essa cobertura deu o suporte essencial para que as famílias e grupos de
amigos pudessem se divertir em um ambiente ordenado e pacífico.

Na área de saúde, a estrutura montada no Parque Três Vaqueiros ofereceu
um ponto de atendimento preparado para qualquer eventualidade, contando
com médicos e enfermeiros de plantão. Esse espaço de assistência médica
rápida garantiu respostas ágeis a pequenos imprevistos ou desgastes
físicos causados pelo calor e pela agitação da noite. Paralelamente, as
equipes da AMMTT organizaram o trânsito nos arredores do local,
orientando motoristas, disciplinando o estacionamento e garantindo a
fluidez das vias de acesso.

O sucesso de público se refletiu diretamente na economia local,
entusiasmando os comerciantes que trabalharam no evento. Os barraqueiros
e vendedores cadastrados registraram um excelente volume de vendas nas
áreas de alimentação, bebidas e adereços, aproveitando a grande
circulação de pessoas do início ao fim da festa. O faturamento em alta
confirmou a importância do festejo como um motor financeiro para os
pequenos empreendedores da cidade.

O palco principal ferveu com as apresentações de Moleca 100 Vergonha,
Patrick Costa e Thalles Bezerra, que prepararam o terreno para o delírio
do público com a chegada das atrações principais. Do setor do lounge até
a pista, a energia dos visitantes transformou o último dia no ponto mais
alto de toda a programação de Araripina. A mistura de organização
estrutural, segurança preventiva e grandes shows fechou com chave de
ouro a temporada junina.

Escola SENAI Araripina abre 200 vagas gratuitas em cinco cursos de qualificação profissional


 A Escola Técnica SENAI Araripina está com inscrições abertas para 200 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e contempla as formações em Brigadista Industrial, Operador de Computador, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Desenhista Técnico e Mecânico de Automóveis Leves. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de julho, por meio do site do SENAI Pernambuco, e as aulas serão realizadas na modalidade presencial.

Entre os cursos ofertados, o de Operador de Computador terá início em 6 de julho e carga horária de 160 horas, sendo voltado para o desenvolvimento de competências em informática básica, utilização de sistemas operacionais, internet e aplicativos de escritório. Já o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com início em 1º de julho e carga horária de 200 horas, capacitará os participantes para executar instalações e manutenções elétricas em residências e estabelecimentos comerciais, seguindo normas técnicas e de segurança. O curso de Desenhista Técnico, com 160 horas e início em 27 de julho, busca atender à crescente demanda da indústria por profissionais qualificados na área de projetos e representação técnica.
Também fazem parte da programação o curso de Brigadista Industrial, com carga horária de 264 horas e início em 13 de julho, destinado à formação de profissionais aptos a atuar na prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e situações de emergência. Já a formação em Mecânico de Automóveis Leves possui a maior carga horária entre os cursos ofertados, totalizando 408 horas, e prepara os alunos para atuar na manutenção de veículos de passeio, instalação de peças e acessórios e execução de serviços conforme as normas de segurança e qualidade do setor automotivo.
Todas as formações representam oportunidades de inserção e crescimento profissional em áreas com demanda constante por mão de obra especializada. Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos específicos de idade e escolaridade estabelecidos para cada curso, além de possuir disponibilidade para as atividades presenciais. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de inscrição e a aprovação dos alunos dependerá do aproveitamento mínimo de 75% de frequência e média final igual ou superior a sete. A lista dos selecionados será divulgada em 10 de julho, consolidando mais uma ação do SENAI Pernambuco voltada à qualificação profissional e ao fortalecimento da empregabilidade no Sertão do Araripe.

Fernando Dueire descarta concorrer a outro cargo além de senador

 

Por Alex Fonseca – Blog da Folha

O senador Fernando Dueire (PSD) disse, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM na manhã desta segunda-feira (22), que “não vê sentido” em disputar outro cargo que não a reeleição para o Senado Federal. O congressista ressaltou, ainda, que tem legitimidade para disputar uma das vagas à Casa Alta na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD).

“Não me sinto fazendo política distrital, porque (…) tenho um olhar federativo, um olhar para o conjunto. Desenvolvi isso. (…) Tenho um olhar amplo. E nisso em que encontro o meu propósito. É por isso. Não é por ser senador, não é por serem oito anos (de mandato). Não tenho questão pessoal, não é vaidade, não é nada. É a questão do propósito do mandato”, declarou.

O senador exaltou feitos e enumerou qualidades que o fazem estar, segundo ele, na posição legítima de disputar a reeleição na chapa de Raquel Lyra. Afirmou que obras importantes executadas pela governadora têm a digital dele, mencionando a Adutora do Agreste, a BR-232, e pacotes de investimentos que tiveram relatoria dele no Senado.

“Estou legitimado, porque sou candidato natural (à reeleição), tenho o apoio de mais de 100 prefeitos, sou limpo, testado e com (…) um mandato que honra a sucessão de Jarbas (Vasconcelos, ex-senador, de quem foi suplente). Estou muito tranquilo em relação a isso. A decisão soberana, vendo os pesos e as medidas, será da governadora. E é preciso, com clareza, que a gente não bote projeto pessoal nisso”, disse.

O parlamentar também afirmou não ver o nome dele ter saído da lista de especulação de nomes para compor a chapa da governadora. “Está muito central (o nome dele na disputa). Disso tenho muita convicção pela experiência que vivo no meu dia a dia. Cada dia recebo mais adesão e consideração da governadora”, avaliou.

Além de Dueire, estão cotados para compor as duas vagas ao Senado na chapa de Raquel o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD), o deputado federal e presidente da União Progressista em Pernambuco, Eduardo da Fonte (PP), e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil).

Respeito
O senador cobrou respeito dos aliados da governadora Raquel Lyra que já se colocam como candidatos ao Senado. Na avaliação do congressista, alguns postulantes têm se apresentado – indevidamente, na visão dele – como se já tivessem sido escolhidos pela chefe do Executivo estadual. Dueire ressaltou que, no calendário de Raquel Lyra, até a convenção há tempo para analisar cada um dos nomes colocados.

“Fico muito desapontado quando percebo pretensos candidatos fazendo propaganda para estar num espaço da chapa. Acho isso ruim. Não é hora disso. É a hora em que precisamos respeitar o momento da governadora. Ela está conversando com todo mundo, com todos esses pretensos candidatos ou pré-candidatos a estarem na chapa dela”, disse.

Túlio Gadêlha defende aproximação de Miguel Coelho com Lula em agenda no Sertão

 

Em publicação nas redes sociais, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Túlio Gadêlha (PSD), defendeu uma aproximação entre o também pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho (União Brasil), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita durante uma agenda em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As informações são do Blog da Folha.

Em vídeo divulgado por Túlio, o parlamentar afirma que Miguel e os prefeitos aliados ao seu grupo político deveriam caminhar ao lado do presidente.

“Miguel, vamos ter que caminhar com Lula, caminhar firme com o presidente, porque ele está transformando a vida das pessoas”, declarou.

Na legenda da publicação, Túlio reforçou o posicionamento e destacou a importância do apoio político ao governo federal para viabilizar projetos e investimentos na região.

“Porque sabemos que, para esses projetos avançarem, precisamos de Miguel e seus prefeitos ajudando o presidente Lula. Vamos pra cima! ”, escreveu.

EUA avaliam Magnitsky a Moraes se Bolsonaro voltar à prisão

 

SBT NEWS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser alvo novamente de sanções do governo de Donald Trump. Fontes relataram ao SBT News com exclusividade que o governo norte-americano monitora a situação no Brasil atentamente e que, caso haja retaliações à direita no país durante o processo eleitoral, autoridades brasileiras sofrerão novas sanções.

A reportagem questionou se uma possível anulação de uma domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro seria motivo para aplicação de qual tipo de sanção. A resposta foi sim e que essa possibilidade motivaria uma possível reaplicação da Lei Magnitsky ao juiz Alexandre de Moraes.

Nesta semana, Alexandre de Moraes irá analisar se mantém o ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domicilar ou se o transfere para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como a “Papudinha”.

O magistrado analisa por que uma arma do ex-presidente Jair Bolsonaro foi identificada com um agente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pela polícia Civil do Distrito Federal em uma blitz em Brasília. Jair Bolsonaro irá prestar depoimento nesta terça-feira (22) sobre o caso.

Na última quarta-feira (17), o deputado cassado Eduardo Bolsonaro afirmou em entrevista à âncora do SBT News, Raquel Landim que “a reaplicação de sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes “seria apenas uma questão de tempo”.

O SBT News procurou o STF e o espaço segue aberto para qualquer manifestação.

Carteado com Michelle, banhos de sol e fisioterapia: a rotina de Bolsonaro na prisão domiciliar

 

A poucos dias do fim do prazo da prisão domiciliar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mantido uma rotina marcada por cuidados médicos, convivência familiar, momentos de oração e pouca atividade política — embora não seja nula. Enquanto aliados aguardam uma definição sobre uma eventual prorrogação da medida, o ex-presidente divide os dias entre consultas, sessões de fisioterapia, jogos de cartas com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e visitas autorizadas.

Segundo interlocutores da família, os dias de Bolsonaro começam com a medicação prescrita e seguem entre compromissos relacionados à recuperação física, como as sessões de fisioterapia. As informações são do jornal O GLOBO.

Ainda em tratamento após a cirurgia no ombro direito realizada neste ano, o ex-presidente segue sentindo fortes dores no local, quadro que tem limitado parte de suas atividades.

Aliados relatam ainda que os episódios de soluço que marcaram suas internações continuam ocorrendo ocasionalmente, como tem afirmado Michelle em eventos públicos recentes. A ex-primeira dama revelou ainda que a medicação do marido foi alterada para contornar o problema.

Quando não está cumprindo recomendações médicas, Bolsonaro costuma passar parte do tempo no quintal da residência para tomar sol. Outra parte do período em casa é dedicada a conversas com familiares e os seguranças que acompanham a rotina.

Aliados do ex-presidente afirmam ainda que ele tem aproveitado o tempo fora da Papuda para se dedicar mais tempo à filha Laura, ajudando em tarefas da escola e acompanhando mais de perto seu cotidiano, algo que pessoas próximas apontam como um efeito colateral positivo do período de recolhimento em casa.

O ex-presidente também costuma jogar cartas com Michelle e dedicar parte do dia à leitura da Bíblia, hábito incentivado pela ex-primeira-dama. À noite, faz uso de medicação para dormir.

A alimentação passou a ser controlada de forma mais rígida desde a transferência para casa. Segundo interlocutores, Michelle assumiu pessoalmente o preparo de parte das refeições do marido, que segue uma dieta restritiva recomendada pelos médicos e mantém preferência pela comida preparada pela mulher.

Dentre os frequentadores da casa mais assíduos estão os advogados responsáveis por sua defesa e integrantes da equipe médica que acompanham sua recuperação. No dia 13 de junho, um sábado, o visitante foi o senador Flávio Bolsonaro. Moraes autorizou a ida entre 11h e 13h, e pai e filho acabaram não vendo o primeiro jogo do Brasil na Copa juntos — a seleção empatou em 1 a 1 com o Marrocos, em partida que começou às 19h.

Michelle “sumida”

Embora tenha reduzido significativamente a presença em agendas públicas, Michelle não se afastou completamente das discussões políticas do grupo bolsonarista e tem frequentado lançamento de pré-candidaturas de deputados.

Nessas agendas, ela se encontra com aliadas como a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a deputada Bia Kicis (PL-DF). Há duas semanas, ela também teve um jantar reservado com senadoras que, segundo relatos, foi bom para que ela pudesse “descontrair”.

Aliadas e amigas de Michelle frequentemente afirmam, nos bastidores, que a prisão de Bolsonaro acabou por “prender” a ex-primeira-dama também, em referência à dedicação exigida de tempo e esforço exigidos no cuidado diário do marido.

Interlocutores dizem que a ex-primeira-dama reduziu significativamente sua atuação política durante o período de prisão domiciliar de Bolsonaro. A avaliação de pessoas próximas é a de que Michelle procurou evitar movimentos que pudessem ser interpretados como uma “provocação” a Moraes, ou que pudessem gerar novos desgastes para o ex-presidente.

Na véspera da decisão que autorizou Bolsonaro a cumprir prisão domiciliar humanitária, Michelle se reuniu reservadamente com Moraes e , desde então, aliados passaram a identificar uma tentativa de preservar canais de diálogo com o ministro.

O gesto mais explícito ocorreu em maio, dizem, quando a ex-primeira-dama chamou Moraes de “irmão em Cristo” durante um evento político ao agradecer a autorização para que um cabeleireiro fosse até a residência cortar o cabelo do ex-presidente.

A declaração gerou desconforto em parte do bolsonarismo, mas foi interpretada por interlocutores como mais um sinal da estratégia de evitar confrontos públicos com o magistrado, que é, no fim das contas, o único responsável pelas decisões envolvendo Bolsonaro.

Embora continue sendo apontada por aliados como um dos principais nomes do campo bolsonarista para o Senado do Distrito Federal em outubro, interlocutores afirmam que ela ainda não tomou uma decisão definitiva sobre disputar um cargo eletivo, mas admitem que é algo que a ex-primeira-dama deseja.

Ao mesmo tempo, ela também tem sido cobrada por uma ala do bolsonarismo a entrar de cabeça na campanha de Flávio, mas ela tem demonstrado resistência. No início de junho, ao ser questionada sobre o assunto, Michelle afirmou que pretende apoiá-lo, mas “no momento certo”, sem dar mais detalhes de quando isso ocorreria. Na oportunidade, ela voltou a defender a manutenção da prisão domiciliar do marido em razão de seu estado de saúde.

Domiciliar desde março

A atual fase do ex-presidente começou em março, depois que ele apresentou um quadro súbito de mal-estar enquanto estava custodiado no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, no Complexo da Papuda. Ele foi levado ao Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar febre, queda na saturação de oxigênio e um quadro de pneumonia bacteriana decorrente de broncoaspiração. A partir dos relatórios médicos apresentados na época pela defesa, Moraes autorizou sua transferência para casa.

O ex-presidente retornou à residência em Brasília em 27 de março. Na decisão, Moraes estabeleceu prisão domiciliar por 90 dias, prazo que termina em 25 de junho, quinta-feira. Em maio, Bolsonaro acabou voltando a ser internado para uma cirurgia no ombro.

A poucos dias do término do prazo, aliados avaliam que Bolsonaro cumpriu as condições impostas pelo Supremo e evitou episódios que pudessem ser interpretados como descumprimento das determinações judiciais.

— É a primeira vez que eu vejo, na história do Brasil, uma prisão domiciliar com prazo de validade. Ela tem apenas regras que, se não forem cumpridas, a pessoa volta para o regime fechado. Fica um ponto de interrogação muito grande — diz o deputado Zé Trovão (PL-SC).

A principal preocupação do entorno neste momento envolve a apreensão de uma arma vinculada ao ex-presidente durante uma blitz no início da semana.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) marcou para esta terça-feira uma audiência por videoconferência para ouvir Bolsonaro sobre o caso e informou ao STF que vai compartilhar as informações produzidas no inquérito aberto com o gabinete de Moraes. No boletim de ocorrência, o ex-presidente aparece na condição de “envolvido”.

Apesar do episódio, interlocutores de Bolsonaro avaliam que o caso não deve produzir consequências relevantes para sua situação judicial e a expectativa no grupo é que Moraes leve em consideração o cumprimento das demais condições da domiciliar ao decidir se mantém ou não a medida após o término do prazo inicialmente previsto.

Flávio retoma críticas e diz que STF ‘parece mais delegacia de polícia do que Corte constitucional’

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, comparou nesta segunda-feira o Supremo Tribunal Federal (STF) a uma “delegacia de polícia” durante evento com empresários promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Em discurso a representantes do setor produtivo, o parlamentar afirmou que não faz ataques a instituições, mas criticou a Corte ao afirmar que há no Brasil uma “insegurança jurídica” causada em parte pelas “canetadas” do STF, embora não tenha citado nenhum ministro específico. As informações são do jornal O GLOBO.

— O Supremo hoje parece mais uma delegacia de polícia do que uma Corte Constitucional. A todo momento tem um ou outro integrante daquela Corte querendo interferir no processo eleitoral, querendo escolher quem pode ser candidato e quem não pode — afirmou.

Ao falar sobre o ambiente de negócios no país, Flávio associou a insegurança jurídica à atuação do Judiciário e citou decisões da Corte que, segundo ele, teriam contrariado deliberações do Legislativo.

— Todos falaram sobre insegurança jurídica. É inaceitável que neste país continuemos sendo submetidos a uma canetada de um ministro do Supremo que pode, por exemplo, desfazer uma decisão do Congresso Nacional — disse.

Como exemplo, o senador mencionou a disputa em torno do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e criticou a possibilidade de decisões parlamentares serem revertidas judicialmente.

Na época, em julho do ano passado, o governo federal havia aumentado o IOF por meio de decreto, o qual foi derrubado pelo Congresso. A questão foi judicializada e Moraes acabou paralisando todas as ações sobre o assunto até que Executivo e Legislativo entrassem em um acordo.

— O Congresso aprova um projeto para revogar esse aumento e, numa canetada, um ministro do Supremo desfaz a decisão tomada majoritariamente tanto no plenário da Câmara quanto no plenário do Senado — afirmou.

As declarações ocorreram durante participação no evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, organizado pela CNI para ouvir propostas de potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Além de Flávio, participou do encontro o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O ex- governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), deve se apresentar depois de Flávio.

Embora o fórum fosse voltado à apresentação de propostas para a indústria, Flávio dedicou parte significativa de sua fala a temas ligados à segurança pública e retomou suas propostas, divulgadas na semana passada, para a área. Ele falou das propostas do programa “Brasil sem Medo”, que prevê, dentre outros objetivos, a criação de mais cinco presídios federais, a classificação de PC e CVV como terroristas, e a castração química para estupradores.

— O primeiro território que nós vamos recuperar são os que hoje são dominados por esses marginais e não pelo Estado — declarou.

Defesa de Jaques aciona STF para anular operação da PF contra senador

 

A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (22) para pedir a anulação da operação da PF (Polícia Federal) que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar.

Os advogados do senador afirmam que “erros graves que comprometem a medida”. O principal argumento da equipe de defesa é de que — diferentemente do que sugere a investigação — Jaques não teria atuado em favorecimento do Master no Congresso Nacional. As informações são da CNN.

Um dos momentos de suposto favorecimento, segundo a PF (Polícia Federal), teria se dado durante a tramitação de MP medida provisória que aumentava o limite de crédito consignado para a maior parte dos assalariados. A defesa de Jaques sustenta que a emenda apresentada por ele ao texto contrariava os interesses do banco ao “limitar juros e proteger consumidores”.

A emenda propunha o seguinte artigo à MP: “Os juros para todas as modalidades de crédito consignado, independente do momento em que foi contratado, não poderá exceder ao limite de 300% da taxa média de juros dos Certificados de Depósito Interbancário (CDI)”.

O segundo momento de favorecimento teria ocorrido durante tramitação de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propunha a autonomia financeira do BC (Banco Central). Foi para este texto que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou a chamada “Emenda Master”, que aumentava a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

“O senador se posicionou contra a ‘Emenda Master’. Todos esses posicionamentos e atuações do senador Jaques Wagner são públicos. O próprio relator da proposta, senador Plínio Valério [PSDB-AM], reforçou em nota jamais ter sido procurado pelo líder do governo para tratar do assunto”, diz a defesa.

Já em relação aos valores em espécie encontrados em endereços do líder do governo Lula no Senado, os advogados afirmam que o dinheiro “tem origem lícita e comprovada”. “Parte é proveniente de diárias publicamente declaradas pagas pelo Senado para missões no exterior, e outra parte foi adquirida por meio de operações oficiais junto a instituição financeira, com registro regular”, indicam.

Jaques Wagner e familiares foram alvos de busca e apreensão na última quinta-feira (18). Uma ala do Palácio do Planalto avalia que a operação prejudica a imagem do governo e defende uma substituição na liderança.

CNN Brasil vai virar rede de TV aberta até 2027

 

Seis anos após a sua fundação, a CNN Brasil vai deixar de ser apenas um canal de TV por assinatura e será uma rede de televisão aberta. O canal de notícias liderado por Rubens Menin negocia com diversas TVs locais pelo Brasil a formação de uma rede nacional.

O grupo do dono da construtora MRV tem acordos bastante avançados com emissoras do Sul e do Sudeste, por exemplo. A ideia é estrear a nova rede no segundo semestre deste ano, antes das eleições presidenciais ou, no mais tardar, nos meses iniciais de 2027. As informações são da UOL.

A CNN Brasil projeta alcançar cerca de 80 a 100 milhões de pessoas se o plano avançar como se deseja. O objetivo, no médio prazo, é estar presente em todas as regiões do país.

No momento, a CNN Brasil trabalha para lançar seu sinal aberto em 20 capitais. Já está encaminhado um contrato que garante a transmissão em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e Vitória.

Nos bastidores, o plano ganhou corpo devido a uma percepção de Menin e de executivos da empresa, que notaram um desgaste do jornalismo da Globo com o público.

Uma pesquisa da Reuters, divulgada nesta semana, apontou a CNN Brasil como a marca de maior credibilidade do jornalismo na TV brasileira. A Globo ficou apenas em sexto lugar, atrás de SBT e Record, por exemplo.

Outra aposta da CNN Brasil é que não há um canal de notícias de verdade em rede nacional. A Record News, que tem sinal aberto desde seu lançamento em 2007, não está presente em inúmeras capitais ou tem sinal de difícil acesso.