Após a aprovação da Medida Provisória 1.343/2026 - MP do Frete - pela Câmara dos Deputados, empresários do polo gesseiro de Pernambuco, que fica localizado na região do Araripe, ingressaram com uma ação judicial como forma de tentar conter os prejuízos causados, caso a MP seja aprovada no Senado e posteriormente sancionada. Isto porque, o setor estima que os custos com o frete dos produtos terão um acréscimo de mais de 60% em virtude das novas regras inseridas na MP que estabelece pisos mínimos para o transporte rodoviário.
26 junho 2026
Polo gesseiro de Pernambuco judicializa ação contra MP do Frete
Após a aprovação da Medida Provisória 1.343/2026 - MP do Frete - pela Câmara dos Deputados, empresários do polo gesseiro de Pernambuco, que fica localizado na região do Araripe, ingressaram com uma ação judicial como forma de tentar conter os prejuízos causados, caso a MP seja aprovada no Senado e posteriormente sancionada. Isto porque, o setor estima que os custos com o frete dos produtos terão um acréscimo de mais de 60% em virtude das novas regras inseridas na MP que estabelece pisos mínimos para o transporte rodoviário.
Surubim reúne lideranças e reforça sintonia entre Raquel Lyra, Chaparral e Miguel Coelho
O prefeito de Surubim, Cléber Chaparral, promoveu um grande jantar político que reuniu prefeitos de mais de dez municípios, dezenas de vereadores e deputados estaduais. O encontro contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause e do ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho.
Marcado por um ambiente de união e diálogo, o encontro evidenciou a força política do grupo e a crescente sintonia entre Raquel Lyra, Chaparral e Miguel Coelho. As lideranças demonstraram alinhamento em torno de um projeto de desenvolvimento para Pernambuco, reforçando a articulação com representantes de todas as regiões do Estado.
Ao longo da programação, Miguel Coelho conversou com prefeitos, vereadores e parlamentares, fortalecendo sua relação com as lideranças do interior. “O Agreste tem uma enorme força política e um papel decisivo no desenvolvimento de Pernambuco. Agradeço o apoio dos prefeitos, vereadores e de todas as lideranças presentes. Essa união fortalece nosso compromisso de trabalhar por um Estado cada vez melhor”, destacou Miguel.
Lojas Americanas: PF apura se Itaú, Bradesco e Santander ajudaram a esconder dívida bilionária
A Polícia Federal (PF) passou a investigar a possível participação de executivos do Itaú, Bradesco e Santander no esquema de fraude contábil que levou as Lojas Americanas a revelar um rombo bilionário em seus balanços.
A apuração faz parte da segunda fase da Operação Disclosure, deflagrada nessa quinta-feira (25/6), que ampliou o foco das investigações para além da antiga diretoria da varejista.Play Video
Segundo a PF, a nova etapa busca esclarecer se representantes das instituições financeiras tinham conhecimento das irregularidades relacionadas às operações de risco sacado, modalidade de crédito utilizada pela companhia para antecipar pagamentos a fornecedores, e se essas operações contribuíram para ocultar o real nível de endividamento da empresa.
Entre os alvos da ação, estão José de Castro Araújo Rudge e Gustavo Balassiano, ligados ao Itaú; Carlos Henrique Villela Pedras, do Bradesco; e Alexandre Abdo e André Almeida, do Santander. Também são investigados, Carlos Alberto Sicupira, um dos controladores da Americanas; Paulo Alberto Lemann, filho de Jorge Paulo Lemann e ex-integrante do conselho de administração; Eduardo Saggioro, ex-integrante do conselho da companhia; e Sérgio Rial, ex-presidente do Santander e ex-CEO da Americanas.
Ao todo, a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também autorizou o sequestro de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões, quantia fixada com base na estimativa das supostas fraudes apontadas pelos laudos técnicos produzidos durante a investigação.
As apurações indicam que as supostas manipulações contábeis teriam ocorrido ao longo de vários anos e se concentrariam em dois principais eixos.
O primeiro envolve operações de risco sacado, que, segundo os investigadores, podem ter sido registradas de forma inadequada, reduzindo artificialmente a percepção do endividamento da companhia. O segundo diz respeito às verbas de propaganda cooperada (VPC), cujos registros, de acordo com a investigação, incluiriam contratos sem lastro econômico efetivo.
A nova fase da investigação também foi impulsionada por provas reunidas desde 2024, entre elas a colaboração premiada do ex-diretor financeiro Fábio Abrate.
Em depoimento ao Ministério Público Federal, ele afirmou que instituições financeiras retiravam informações sobre operações de risco sacado de documentos relacionados aos balanços da companhia. Os bancos negam qualquer participação em irregularidades.
Em nota, a Americanas declarou que não foi alvo das buscas realizadas na quinta-feira e afirmou que continuará colaborando com as investigações.
PRÉ-CAMPANHA DE ELIANE GANHA MUSCULATURA E SERTÃO DO ARARIPE VÊ CHANCE HISTÓRICA DE ELEGER UMA LEGÍTIMA REPRESENTANTE À CÂMARA FEDERAL
CDA NEWS | SERTÃO DO ARARIPE
A pré-campanha de Eliane Soares à Câmara dos Deputados vem ganhando força e consolidando um movimento que desperta esperança em diversos municípios do Sertão do Araripe. Pela primeira vez em muitos anos, cresce entre lideranças políticas e a população a percepção de que a região poderá conquistar uma representante legitimamente identificada com suas demandas no Congresso Nacional.
Com uma trajetória política consolidada, Eliane Soares chega ao cenário estadual credenciada por uma gestão amplamente aprovada no município de Santa Cruz, onde exerceu quatro mandatos como prefeita. Durante sua administração, manteve elevados índices de aprovação popular e demonstrou forte capacidade de articulação política, elegendo e reelegendo seu sucessor, consolidando um grupo político estável e competitivo.
Ao longo dos anos, sua atuação ultrapassou as fronteiras de Santa Cruz. O diálogo constante com lideranças municipais, a presença em eventos regionais e a defesa de pautas ligadas ao desenvolvimento do Sertão fortaleceram sua imagem em todo o Araripe, tornando seu nome cada vez mais conhecido e respeitado.
Em um cenário onde o sentimento regionalista ganha cada vez mais espaço, a pré-candidatura de Eliane Soares representa, para muitos sertanejos, a oportunidade de transformar representatividade em resultados concretos para uma das regiões mais importantes de Pernambuco.
A corrida eleitoral ainda está no início, mas a evolução da pré-campanha demonstra que Eliane Soares chega como uma das principais forças políticas do Sertão do Araripe na disputa por uma vaga na Câmara Federal.
Petrolina recebe nota máxima do Tesouro Nacional em ranking de qualidade das informações fiscais

O município de Petrolina recebeu, pela primeira vez, a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com o órgão, a Prefeitura alcançou 99% de acertos na consistência dos dados fiscais enviados ao Governo Federal, superando o índice mínimo de 95% exigido para a classificação máxima. A avaliação é realizada anualmente por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Segundo a STN, a classificação reconhece a qualidade e a precisão das informações contábeis e fiscais prestadas por estados, municípios e União, além de facilitar o acesso a operações de crédito em melhores condições. Em 2024, Petrolina havia obtido 94% de acertos e, neste ano, atingiu 99%, conquistando o conceito A.
O prefeito Simão Durando afirmou que o resultado reflete o trabalho da equipe técnica da administração municipal. “Em 2024, atingimos 94% de acertos e ficamos muito próximos da nota exigida. Em 2025, alcançamos 99%, o que nos permitiu conquistar a nota máxima, o conceito A. Esse resultado reflete o trabalho sério e comprometido de toda a equipe”, declarou.
Michelle expõe uma das maiores fragilidades eleitorais de Flávio Bolsonaro

Por Igor Maciel – JC
O vídeo gravado por Michelle Bolsonaro (PL) reclamando de ter sido “humilhada” por Flávio Bolsonaro (PL) abriu uma crise que dificilmente será encerrada apenas com uma nota oficial ou uma declaração de pacificação. A ex-primeira-dama voltou a falar em “união da família” no dia seguinte à divulgação do vídeo em que reclamou do enteado mais velho, mas não o citou diretamente. A omissão acabou confirmando que o desgaste permanece.
Em qualquer campanha presidencial, divergências internas são inevitáveis. Poucas, porém, atingem um ativo eleitoral tão importante quanto Michelle representa para o bolsonarismo. Principalmente entre as mulheres. E Flávio precisa muito delas.
Mulheres
As pesquisas mostram que Flávio Bolsonaro enfrenta mais dificuldades entre as mulheres do que entre os homens. Na última pesquisa Quaest, Lula (PT) chega a ter 45% desse grupo e o filho 01 de Bolsonaro chega a 36%. Esse quadro ganha peso porque elas representam mais de 52% do eleitorado brasileiro. Nenhum candidato competitivo consegue ignorar um segmento dessa dimensão.
Foi justamente entre essas eleitoras que Michelle construiu sua relevância política, principalmente à direita. Sua presença ampliou o diálogo do bolsonarismo com mulheres conservadoras, especialmente entre evangélicas, e ajudou a reduzir resistências que a própria família Bolsonaro sempre encontrou nesse público, desde que Jair Bolsonaro surgiu candidato em 2018.
Quando Michelle afirma publicamente ter sido “humilhada” pelo candidato, cria uma contradição difícil de administrar. A principal defensora da candidatura passa a relatar um tratamento incompatível com o discurso que o próprio grupo pretende apresentar ao eleitorado feminino.
Credibilidade
Michelle não acrescenta tempo de televisão ou capacidade de mobilização. Ela empresta credibilidade a uma candidatura que precisa crescer justamente entre as mulheres.
Essa influência não desaparece por causa de um desentendimento familiar, mas perde força quando a própria coloca em dúvida a relação construída com Flávio. A partir desse momento, qualquer gesto de aproximação poderá ser interpretado como resultado de uma necessidade eleitoral, e não de uma relação política consolidada. O estrago já foi feito.
Os adversários dificilmente deixarão essa oportunidade passar. O episódio tende a extrapolar o âmbito familiar e ganhar espaço no debate eleitoral. O vídeo está aí, é real, e será utilizado pelos adversários quando for preciso pedir voto das mulheres. O argumento de que “Flávio humilha e menospreza as mulheres” estará ancorado num vídeo de uma mulher de sua família. O estrago é grande.
Disputa
Lula não precisa conquistar eleitoras bolsonaristas. Basta manter a vantagem entre as mulheres e impedir que Flávio recupere espaço nesse grupo.
Uma candidatura que encontra obstáculos para crescer onde mais precisa acaba sendo obrigada a buscar compensações em grupos nos quais já atingiu um teto eleitoral. E Flávio já está no limite por causa de outros problemas bem conhecidos.
A família Bolsonaro ainda dispõe de tempo para reconstruir essa relação diante do público. O episódio, porém, atingiu justamente a liderança responsável por ampliar o alcance do bolsonarismo entre as mulheres. Resta saber se, até o prazo final das convenções em agosto, haverá espaço para recompor essa imagem ou se novos desdobramentos ainda podem aprofundar a crise.
‘Não vi e não vou ver’: diz Ciro Gomes sobre vídeo em que Michelle critica Flávio e apoio do PL ao ex-governador do Ceará

O pré-candidato ao governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (25) que “não viu e não vai ver” o vídeo em que Michelle Bolsonaro relata ter sido maltratada e humilhada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL). Segundo o ex-ministro, a crise não diz respeito à política cearense, mas ao Partido Liberal em âmbito nacional. As informações são do jornal O GLOBO.
— Não vi o vídeo e nem vou ver. É uma questão do PL nacional e envolve coisas muito mais complexas do que a nossa paróquia aqui. Eu sigo aqui tranquilo. O eixo do nosso entendimento aqui é um projeto de emancipação do Ceará que nós consideramos que está sendo muito mal tratado — declarou Ciro.
A manifestação ocorre um dia após Michelle publicar vídeos nas redes sociais em que revela um desentendimento com Flávio Bolsonaro e afirma que os dois não se falam desde o fim de 2025. Segundo a ex-primeira-dama, a discussão teve como pano de fundo a articulação do PL no Ceará para apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes ao governo estadual.
Michelle afirmou que, após criticar publicamente a aproximação entre o PL e Ciro durante um comício realizado em Fortaleza, no fim de 2025, recebeu uma ligação de Flávio Bolsonaro. De acordo com o relato, o senador teria dito que ela deveria ficar fora das decisões do partido e que ela “havia chegado ontem e não entendia nada de política”.
— Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço — afirmou Michelle.
Na ocasião do comício, Michelle também criticou a aliança do PL com Ciro Gomes, lembrando declarações feitas pelo ex-ministro contra Jair Bolsonaro e seus filhos. Ela defende que o senador Eduardo Girão (Novo) seja o candidato da direita ao governo do Ceará e afirmou que um eventual apoio do PL a Ciro deveria ocorrer apenas em um segundo turno.
Divergências sobre candidatura ao Senado
Além da disputa pelo governo estadual, Michelle citou divergências sobre a candidatura do partido ao Senado. Ela reiterou apoio à então pré-candidatura da deputada federal Priscila Costa (PL), que, segundo ela, havia sido acordada com Jair Bolsonaro. Já o presidente estadual do PL, deputado federal André Fernandes, articula a candidatura de seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes, para a vaga.
— Não honrar essa determinação do meu marido será um ato de traição contra Jair Messias Bolsonaro […] Já que a aliança com Ciro é tão boa, por que o André não disponibiliza a vaga de seu próprio pai? Por que só a mulher tem que ceder? — questionou Michelle no vídeo.
A aproximação entre Ciro Gomes e lideranças do PL Ceará começou após as eleições municipais de 2024 e evoluiu ao longo de 2025, quando passaram a negociar uma chapa para enfrentar o governador Elmano de Freitas (PT). Depois de críticas públicas de Michelle, o PL suspendeu temporariamente as conversas com o PSDB, mas, em maio deste ano, oficializou o apoio à pré-candidatura de Ciro ao governo estadual.
João Campos critica segurança pública e cobra novo ciclo de desenvolvimento em Pernambuco

Por Felipe Nascimento – Blog da Folha
O pré-candidato ao governo de Pernambuco e presidente nacional do PSB, João Campos, voltou a criticar a gestão de Raquel Lyra (PSD), desta vez em entrevista concedida à Naza FM, na tarde desta quinta-feira (25). O ex-prefeito do Recife afirmou que o efetivo da Polícia Militar está concentrado nos bairros mais ricos da capital, enquanto o interior do estado e as periferias permanecem desassistidos.
“Novos policiais estão se formando, mas ficam concentrados principalmente nos bairros mais nobres do Recife. Existem ruas com quatro ou cinco policiais para proteger apartamentos de alto valor ou lojas luxuosas, enquanto não se coloca a polícia na zona rural, no interior ou na periferia. […] É necessário combater o bandido e proteger o trabalhador, cuidando de toda a população e não apenas de quem tem dinheiro”, afirmou.
Ainda de acordo com João Campos, a política de segurança pública em Pernambuco estaria sendo conduzida com base em critérios políticos. Como exemplo, o pré-candidato mencionou dois municípios administrados por prefeitos aliados ao PSB.
“São Lourenço da Mata e Cabo de Santo Agostinho figuram como as cidades mais violentas de Pernambuco. Em São Lourenço, a proposta apresentada pelo atual governo foi a de fechar o batalhão da cidade, apesar dos altos índices de criminalidade. Já no Cabo de Santo Agostinho, o prefeito solicitou o apoio da Força Nacional ao governo federal devido à situação crítica, mas o pedido foi negado. Não se faz política pública de segurança politizando ou ideologizando o tema; é preciso enfrentar o crime com técnica e seriedade.”
João Campos também afirmou que Pernambuco perdeu protagonismo na atração de investimentos e na execução de projetos estruturantes. Segundo ele, o estado precisa iniciar um novo ciclo de desenvolvimento econômico para voltar a competir com outras unidades da federação.
“O estado demonstra hoje uma falta de capacidade na construção de um plano de desenvolvimento e na execução de projetos estruturantes. É necessário inaugurar um novo ciclo econômico, porque o protagonismo e a atração de indústrias vistos em 2013 não se repetem na gestão atual. Pernambuco está sendo ultrapassado por estados vizinhos, como a Paraíba, na instalação de centros de distribuição e operações hoteleiras por falta de decisões estratégicas. Se não houver um governo com capacidade administrativa e tamanho político para tirar as obras do papel, os investimentos não chegarão”, disse.
O ex-prefeito do Recife voltou a mencionar o descumprimento da promessa de construção de creches pela gestão estadual e comparou com o que foi realizado durante a administração dele na Prefeitura do Recife.
“A gestão estadual assumiu o compromisso de entregar 250 creches, mas, após anos, entregou apenas cerca de cinco unidades. No Recife, construímos 107 creches em cinco anos, garantindo mais de 13 mil novas vagas. Durante três anos seguidos, a capital pernambucana foi a cidade que mais abriu vagas de creche entre os mais de cinco mil municípios do Brasil. O resultado aparece quando se trabalha com foco na entrega, em vez de apenas colocar dificuldades”, afirmou.
João Campos também direcionou críticas à saúde pública estadual. De acordo com o pré-candidato, a gestão de Raquel Lyra reduziu os investimentos na área e fechou unidades hospitalares. Ele defendeu a ampliação dos serviços de média e alta complexidade no interior do estado e o fortalecimento da telemedicina.
“A situação da saúde em Pernambuco é crítica porque o governo estadual retirou R$ 1,5 bilhão do orçamento anual da área e fechou três hospitais. No Recife, realizamos a maior expansão da saúde do país para uma prefeitura, triplicando os atendimentos anuais por meio de gestão informatizada e prontuário eletrônico. É fundamental interiorizar os serviços, aumentar a complexidade dos hospitais regionais e investir em teleconsulta, área na qual estados como o Piauí já estão muito à frente de Pernambuco. O compromisso é ampliar o atendimento na Zona da Mata e trazer novas especialidades para reduzir o deslocamento de pacientes”, concluiu.
Flávio reforça convite para reunião com Michelle após vídeo com críticas: ‘Meu coração está aberto’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, voltou a fazer gestos para tentar superar a crise com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Alvo de críticas da madrasta, o senador está com sua pré-campanha presidencial desgastada.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Flávio voltou a pedir que Michelle participe de um evento da pré-campanha presidencial do PL voltado para mulheres. O senador já havia falado sobre esse encontro ontem e disse que Michelle não confirmou a participação. As informações são do jornal O GLOBO.
–A reunião na próxima quarta-feira está mantida para tratar justamente das soluções que a gente vai propor para as mulheres de todo o Brasil, que acordam cedo, trabalham, estudam e cuidam das famílias – declarou.
– De coração aberto, quero reforçar o convite que eu já tinha feito para Michelle. Justamente porque eu acredito que o diálogo, respeito e a união vão ser sempre o melhor caminho. O convite segue de pé e o coração segue aberto, Michelle, porque a gente tem que focar no nosso Brasil, resgatar nosso país e sozinho é muito mais difícil – completou.
Na noite de ontem, ao rebater as declarações da ex-primeira-dama, Flávio também revelou que tentou reabrir o diálogo antes da divulgação do vídeo. O tom usado hoje, no entanto, foi suavizado.
Quando se manifestou sobre o assunto na quarta-feira, Flávio fez cobranças mais diretas a Michelle e disse que fez um “gesto de reciprocidade que Michelle não atendeu”.
Segundo ele, na terça-feira pediu à senadora Damares Alves (Republicanos-DF) que organizasse um encontro com lideranças femininas conservadoras para discutir propostas voltadas às mulheres e sugeriu que Michelle fosse convidada.
Hoje, além de reduzir as cobranças, Flávio também disse que entende as reclamações de Michelle.
– Toda a nossa família está passando por um momento muito difícil. Eu entendo a angústia da Michelle vendo meu pai todos os dias sofrendo com uma injustiça gigantesca. Eu também sofro muito, mas eu sigo firme.
Em outro momento do vídeo de hoje, Flávio também reforça que age alinhado com o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
– Eu estou cumprindo uma missão designada por Jair Messias Bolsonaro. Todas as minhas decisões são tomadas sempre com o respaldo dele. O Brasil se livrar do Lula e do PT, a gente tem que ter o foco nisso.
Ontem, Michelle publicou dois vídeos nas redes sociais em que fez uma série de críticas a Flávio. Ela disse que foi “maltratada e desrespeitada” pelo senador do PL e que ele foi ríspido com ela.
A desavença foi motivada por uma queda de braço sobre a posição do PL no Ceará. Flávio e a maior parte da cúpula do partido desejam apoiar Ciro Gomes (PSDB) para governador, enquanto Michelle é contra.
Peritos papiloscopistas denunciam “abandono” do Governo de PE e déficit no interior

Embora uma das promessas do plano de governo de Raquel Lyra fosse fortalecer a Polícia Científica e criar núcleos de perícia criminal e papiloscópica no interior de Pernambuco, a categoria afirma que nunca foi recebida pela atual gestora do Executivo estadual.
Em entrevista ao Diario, a perita e vice-presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas de Pernambuco, Ana Cristina Souza disse que diversas tentativas de diálogo foram realizadas ao longo dos últimos anos, sem que houvesse uma reunião com a governadora. “Nossa função é de extrema importância. Cada vez que um crime é elucidado por meio da perícia papiloscópica, a sociedade fica mais protegida”, afirma. As informações são do Diario de Pernambuco.
Ela destaca que a promessa contida no plano de governo não se concretizou e ressalta a deficiência de profissionais no interior do estado. “Atualmente, há 286 peritos papiloscopistas na ativa, dos quais apenas 71 estão lotados no interior. Às vezes, é preciso percorrer mais de 200 quilômetros para realizar uma perícia”, explica.
Além da ampliação do efetivo, uma das principais reivindicações da categoria é a migração dos profissionais para o quadro técnico policial, conforme previsto no Decreto nº 39.921/2013, que já reconhece as atribuições dos peritos papiloscopistas.
“Cabe ao Executivo encaminhar o projeto de lei que faça essa adequação. No entanto, mais um ano se passou e o prazo expirou. Por direito, deveríamos integrar o mesmo quadro policial dos peritos criminais e dos médicos-legistas”, pontua.
Ela ressalta que, atualmente, os peritos papiloscopistas permanecem na base da estrutura da polícia, juntamente com agentes escrivães, da medicina legal e da perícia criminal.
O perito papiloscopista desempenha suas atividades com autonomia técnica, sendo responsável pela emissão de laudos utilizados tanto nas investigações quanto pelo Poder Judiciário. “A diferença salarial chega a quase 100%”, afirma.
Pioneirismo
Apesar de Pernambuco ter sido pioneiro na busca pelo reconhecimento dos direitos da categoria, o Rio de Janeiro sancionou recentemente uma lei que reconhece oficialmente os mesmos direitos concedidos aos peritos criminais e médicos-legistas.
“Eles utilizaram como base jurídica a Ação Direta de Inconstitucionalidade de Pernambuco para fundamentar a mudança. Nós iniciamos esse trabalho, mas acabamos ficando para trás”, lamenta.
Investigações
O perito papiloscopista realiza perícia oficial de natureza criminal. Seus laudos subsidiam inquéritos policiais e processos judiciais, fortalecem provas materiais, evitam condenações injustas e contribuem para a proteção dos direitos humanos.
Entre os casos de grande repercussão solucionados com o auxílio da perícia papiloscópica está a identificação dos criminosos que invadiram a residência de uma juíza, renderam sua família, roubaram objetos e obrigaram as vítimas a realizar transferências via Pix. O caso foi elucidado após a coleta e análise de vestígios de impressões digitais.
Os peritos papiloscopistas também desempenham papel fundamental na identificação de pessoas desaparecidas. “Uma mulher com transtornos mentais estava afastada da família havia mais de 20 anos. Por meio de suas impressões digitais, conseguimos descobrir sua verdadeira identidade e localizar um familiar”, relata.
Associação
A Associação dos Peritos Papiloscopistas de Pernambuco foi criada em 1988. Esta é a primeira vez que a entidade é presidida por uma mulher e tem outra mulher ocupando a vice-presidência.
A reportagem procurou a Secretaria de Defesa Social (SDS), mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Prefeitura de Garanhuns recorre ao STJ após decisão sobre pagamento de professores com recursos do Fundeb

A Prefeitura de Garanhuns divulgou uma nota oficial após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) sobre o uso de recursos do Fundeb para o pagamento de verbas trabalhistas de professores aposentados. No comunicado, o município informa que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), defende a legalidade dos pagamentos referentes a direitos adquiridos entre 2018 e 2020 e afirma que quitou débitos deixados pela gestão anterior.
Confira o comunicado na íntegra:
Como já é de conhecimento público, a atual gestão municipal de Garanhuns precisou honrar compromissos e dívidas deixadas pelo ex-prefeito Izaías Régis. Uma delas está em julgamento na justiça federal, trata-se de valores pagos a professores, direitos trabalhistas adquiridos como 13º salários e férias, da época de quando estavam na ativa, referentes aos anos de 2018, 2019 e 2020, e que não foram pagos pelo ex-prefeito. Como se vê pelos anos, dívidas herdadas pela atual gestão municipal.
Surpreendeu-nos, à atual gestão, o questionamento judicial pelo pagamento vir da própria equipe do ex-prefeito, sua sobrinha Rayssa Régis, e seu advogado, ou seja, não pagaram e ainda questionam o pagamento pela atual gestão.
Neste presente momento existe um debate judicial no sentido de se reconhecer a legalidade do pagamento das verbas trabalhistas (Férias, 13º, entre outros) dos servidores da educação com recursos do Fundeb, que no momento do pagamento já estavam inativos, lembrando e registrando ainda, que as referidas verbas foram adquiridas quando os mesmos estavam em atividade plena em sala de aula.
O entendimento do município de Garanhuns, em se tratando de direitos adquiridos dos professores à época em que estavam na ativa, é legalmente aceito o uso do Fundeb. Ressaltamos aqui que não foi usado o fundo para pagamentos de aposentadorias e pensões, como veda a lei, mas de indenizações de 13º e férias não pagas pela gestão da época.
Assim, o município recebe com tranquilidade a decisão do colegiado do Tribunal Regional Federal, que, em decisão dividida, por três votos a dois, entende que não seria possível o uso do Fundeb para pagar os aposentados, mesmo em se tratando de remunerações de quando estavam em sala de aula. Informa ainda que estará recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que o entendimento do Tribunal possa servir aos demais entes da federação, pois mantemos a clareza e convicção que a Prefeitura de Garanhuns cumpriu com uma obrigação legítima, de fazer o pagamento devido, com a verba federal devida.
Por fim, o município de Garanhuns, através de seu representante legal, firma o entendimento de que, na presente questão, agiu dentro da legalidade, pois o aludido pagamento se efetivou, único e exclusivamente, no sentido de garantir as verbas trabalhistas devidas, a professores que tinham o direito adquirido em sala de aula, e que cujos pagamentos foram negligenciados na gestão do ex-prefeito Izaías Régis.
Município de Garanhuns.
25 junho 2026
TRINDADE MANTÉM NOTA A NA STN E REFORÇA COMPROMISSO DA GESTÃO HELBINHA RODRIGUES COM A TRANSPARÊNCIA
A Prefeitura de Trindade conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), resultado que evidencia a regularidade, a confiabilidade e a transparência das informações fiscais apresentadas pelo município.
A classificação máxima é concedida com base na avaliação dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que analisa critérios como consistência das informações, conformidade fiscal e qualidade da gestão contábil.
O resultado fortalece o discurso da gestão da prefeita Helbinha Rodrigues, que tem defendido uma administração pautada na responsabilidade fiscal, na organização das contas públicas e na transparência dos atos administrativos.
Em um cenário em que a eficiência da gestão pública é cada vez mais cobrada pela população e pelos órgãos de controle, manter a Nota A por três anos consecutivos demonstra continuidade administrativa e compromisso com as boas práticas de governança.
A conquista também reforça a credibilidade do município perante os órgãos de fiscalização e amplia a confiança na capacidade da gestão municipal de administrar os recursos públicos com responsabilidade e eficiência.



