PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

25 junho 2026

Jogo do Brasil na Copa: Governo de Pernambuco decreta expediente reduzido na próxima segunda-feira (29)


 O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h. De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h.

As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Silvio Costa Filho é escolhido o novo líder da maioria na Câmara dos Deputados

 

O ex-ministro e deputado federal, Silvio Costa Filho (Republicanos), foi escolhido para assumir a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados, passando a comandar um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares. A indicação reforça o protagonismo político do pernambucano no Congresso Nacional e consolida sua posição como uma das principais lideranças da atual legislatura.

A pouco menos de dois meses de deixar o Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho assume uma nova missão estratégica na Câmara, em um momento importante para a articulação de pautas de interesse do país. Reconhecido pela capacidade de diálogo, construção de consensos e articulação política, o parlamentar chega ao posto com o desafio de fortalecer a interlocução entre as diferentes forças políticas que compõem a Casa.

A escolha de Silvio também ocorre em meio a uma sequência de reconhecimentos ao seu trabalho parlamentar. Na semana passada, ele voltou a ser apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos deputados mais influentes do Congresso Nacional em 2026, reafirmando sua capacidade de liderança e articulação política.

Ao comentar a indicação, Silvio Costa Filho agradeceu a confiança recebida dos parlamentares e do presidente da Câmara, Hugo Motta. “Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil”, afirmou Costa Filho que passa a comandar o bloco a partir da próxima semana após a reunião de líderes.

O novo líder destacou que pretende atuar na construção de consensos para garantir o avanço de matérias consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país.

“Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população”, declarou.

A indicação de Silvio Costa Filho para a liderança da Maioria reforça uma trajetória marcada pela capacidade de diálogo entre diferentes campos políticos e pela construção de soluções em favor do interesse público.

Com a nova função, o parlamentar amplia sua influência no Congresso e passa a ocupar uma posição central nas articulações políticas da Câmara dos Deputados.

Presidente da Câmara de Paulista diz que Avante permanece firme e prestigiado na base de Raquel

 

O presidente da Câmara de Paulista, Eudes Farias (MDB), reagiu às especulações que tentam apontar um suposto afastamento do Avante da base da governadora Raquel Lyra (PSD). Para o parlamentar, os comentários não passam de tentativas de enfraquecer um grupo político que teve papel decisivo na consolidação do projeto governista em diversas regiões do Estado.

Segundo Eudes, o deputado federal Waldemar Oliveira é uma liderança respeitada em Pernambuco, reconhecida pela capacidade de articulação e pelo compromisso com a palavra empenhada. Já Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante, mantém forte interlocução política e continua exercendo influência dentro do governo.

Na avaliação do presidente da Câmara, as especulações não encontram respaldo na realidade política do partido. Ele destaca que o Avante foi uma das forças que contribuíram para ampliar a presença de Raquel Lyra no Sertão, região considerada estratégica nas últimas disputas eleitorais.

“Eles ajudaram a construir esse projeto e têm compromisso com Pernambuco. Waldemar é um deputado de prestígio, que honra a palavra, e Sebastião é uma liderança respeitada, com força política e diálogo permanente”, afirmou.

Nos bastidores, aliados do grupo enxergam as movimentações como reflexo da preocupação de adversários diante da consolidação da aliança entre os Oliveira e a governadora. A leitura é que o fortalecimento dessa parceria tem impacto direto na disputa de 2026, especialmente em regiões onde o Avante possui forte capilaridade eleitoral.

Para Eudes, o momento é de manter o foco na construção política e evitar alimentar narrativas que não correspondem aos fatos. Ele acredita que o grupo seguirá unido e desempenhando papel relevante no cenário estadual, reforçando a base de apoio da governadora nos próximos desafios eleitorais.

João vibrou com a vitória do Brasil ao lado de Lula

 

A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, João Campos, assistiu à vitória da Seleção Brasileira sobre a Escócia pela Copa do Mundo de 2026, no Palácio da Alvorada, ontem. O encontro reforçou a proximidade política e pessoal construída entre os dois líderes ao longo dos últimos anos.

O encontro acontece poucos dias após Lula gravar um vídeo reafirmando que João Campos será seu único palanque em Pernambuco nas eleições de 2026, encerrando as especulações sobre uma possível divisão de apoios no estado. Nos bastidores, o convite foi interpretado como mais uma demonstração da confiança e do prestígio do socialista junto ao presidente.

Presidente nacional do PSB e uma das principais lideranças da nova geração da política brasileira, João vem ampliando seu protagonismo no cenário nacional enquanto consolida sua posição na disputa pelo Governo de Pernambuco. Sua presença no Alvorada foi vista por aliados como um gesto de forte simbolismo político.

Mais do que assistir a uma partida de futebol, o encontro simbolizou a aliança entre Lula e João Campos e reforçou a perspectiva de uma parceria política capaz de aproximar ainda mais Pernambuco do governo federal em um eventual novo ciclo administrativo no estado.

PF mira ex-diretores das Lojas Americanas por fraude R$ 24 bilhões

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de hoje, uma operação para aprofundar as investigações sobre as fraudes contábeis que revelaram um rombo estimado em R$ 24 bilhões nas Lojas Americanas, considerado um dos maiores escândalos do mercado financeiro brasileiro. A ação tem como foco ex-diretores da companhia suspeitos de participação no esquema.

Ao todo, cerca de 180 policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro. A operação conta com o apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério Público Federal (MPF). As informações são do portal Metrópoles.

Por determinação da Justiça, também foi autorizado o sequestro de bens e valores dos investigados. Somadas, as medidas patrimoniais podem alcançar até R$ 54 bilhões.

Segundo a Polícia Federal, as investigações buscam esclarecer a participação de ex-executivos da varejista em um esquema de manipulação das demonstrações financeiras da empresa.

Mais bondades eleitorais de Lula

 Em mais uma medida para reduzir o endividamento, o governo prepara programa de refinanciamento de débitos tributários voltado para microempreendedores individuais (MEIs). O ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, antecipou ao jornal O Globo que a iniciativa é um desdobramento do Desenrola, que tem como foco dívidas bancárias, e terá como objetivo regularizar a situação de trabalhadores que estão em atraso ou que tiveram seu CNPJ cancelado por conta da inadimplência.

O “Refis” dos MEIs vai prever descontos de até 70% e parcelamento em até 12 anos. De acordo com o ministro, as transações serão limitadas a R$ 20 mil em dívidas e prestação mínima de R$ 25. Hoje, esse prazo é de até 2 anos, com parcela mínima de R$ 50.

O anúncio, a menos de três meses das eleições, faz parte de um pacote voltado aos micro e pequenos empreendedores que o presidente Lula deve apresentar. Além do refinanciamento, o governo enviará ao Congresso um projeto para elevar o teto de faturamento dos MEIs, para R$ 110 mil em 2027, e R$ 140 mil, em 2028.

O impacto previsto é de R$ 4 bilhões no período. Pereira afirma que não haverá medida de compensação. “Essa é uma despesa com natureza específica, porque é uma recomposição inflacionária. A gente não está aumentando uma despesa pública, estamos corrigindo um índice. Não tem impacto fiscal para esse ano. Para 2027, será de R$ 2 bilhões, que serão contemplados na peça orçamentária. E mais R$ 2 bilhões em 2028. No total, R$ 4 bilhões”, afirmou.

O governo, segundo ele, vai fazer um esforço para reorganizar a lógica do Simples. Primeiro, porque há os debates relacionados à adaptação dele à Reforma Tributária. Em segundo, porque a avaliação que hoje o Simples gera muitas distorções

BEM NA EDUCAÇÃO – Pesquisa do instituto Ipsos-Ipec mostra como os brasileiros classificam o governo federal nos principais segmentos. A educação continua a ser a área mais bem avaliada, enquanto aspectos econômicos, como combate à inflação e controle de gastos públicos, ocupam as últimas posições do ranking. A sondagem se baseia em 2.000 entrevistas presenciais realizadas entre 13 e 17 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Michelle diz que Flávio Bolsonaro a desrespeitou e humilhou em ligação

 

Do portal Metrópolis

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) diz ter sido desrespeitada e maltratada pelo senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL), durante conversa por telefone sobre o palanque do Partido Liberal (PL) no Ceará.

“Ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para dizer o que me disse, teria sido melhor que não tivesse ligado. Foi muito ríspido, me desrespeitou e me tratou mal ao telefone. E eu não tinha feito nada contra ele. Disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, respondi que tudo bem.”

Segundo Michelle, o episódio ocorreu após ela manifestar oposição à articulação conduzida por lideranças do PL cearense para uma composição com Ciro Gomes (PSDB) já no primeiro turno da disputa estadual. A ex-primeira-dama defende que a direita apoie a pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao governo do estado.

Críticas à aliança com Ciro

No vídeo, Michelle afirmou que a resistência à aproximação não é uma questão eleitoral, mas de coerência política.Ela relembrou declarações de Ciro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e disse considerar contraditório que integrantes do bolsonarismo apoiem uma aliança com alguém que, segundo ela, contribuiu para a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo.

A ex-primeira-dama ainda acusou os filhos de Bolsonaro de agirem de forma coordenada ao reagirem publicamente às suas críticas. “Os irmãos se uniram, de forma coordenada, com textos muito parecidos entre si. Parecia combinado, premeditado”, afirmou.

Defesa de atuação no partido

Ao rebater críticas de que não teria experiência política, Michelle destacou sua atuação à frente do PL Mulher. “Sou presidente nacional do PL Mulher. Viajei o Brasil inteiro, montei diretorias nos 27 estados e no Distrito Federal, ajudei a eleger 1.005 mulheres em 2024. Mas, para ele e para alguns ao seu redor, eu não entendo de política”, disse. Michelle também negou rumores de que estaria pressionando por candidaturas ou exigindo pedidos de desculpas. De acordo com ela, o conflito com Flávio começou antes de qualquer discussão sobre cargos ou projetos eleitorais e está relacionado a “respeito e consideração”.

Atrito expõe divisão no bolsonarismo

A crise ocorre em meio às divergências dentro do campo bolsonarista sobre a estratégia para as eleições de 2026 no Ceará. Na semana passada, Michelle voltou a demonstrar apoio público a Eduardo Girão e afirmou que a direita não deveria fazer “aliança com o mal”, declaração interpretada como uma referência à aproximação entre o PL e Ciro Gomes.

A articulação tem o apoio de André

Fernandes e de aliados do ex-presidente no estado, que defendem a união de forças para enfrentar o PT. Michelle, por sua vez, sustenta que uma eventual composição com Ciro só deveria ser discutida em um eventual segundo turno.

Lula dá aval a candidatura própria do PT em Minas após desistência de Pacheco

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu aval para que o partido tenha uma candidatura própria ao governo de Minas Gerais. O petista se reuniu na manhã desta quarta-feira com integrantes do diretório mineiro e o presidente do PT, Edinho Silva, para encaminhar o palanque no estado, considerado crucial para a campanha. A expectativa, agora, é que inicie um processo interno de diálogo no PT para definir o nome que representará a chapa.

“O entendimento construído coletivamente reafirma uma resolução decidida há um mês de que o Partido dos Trabalhadores vai apresentar uma candidatura própria em Minas Gerais. As definições sobre esse projeto serão construídas nos próximos dias, a partir do diálogo entre o partido e as forças políticas comprometidas com um projeto democrático e popular para o estado”, afirmou a presidente do PT estadual, Leninha, em nota divulgada à imprensa após o encontro. As informações são do jornal O Globo.

Desponta como favorita para encabeçar a chapa a ex-prefeita de Contagem Marília Campos, até então pré-candidata ao Senado. De acordo com interlocutores dela, Marília enfrenta resistência a essa possibilidade, já que teria um caminho considerado mais fácil para ser eleita ao Senado.

A expectativa é que o partido bata o martelo no prazo de uma semana. Marília é considerada favorita por ter tido o melhor desempenho em pesquidas internas. Lideranças petistas consideran que não há um outro nome do partido que possa garantir um palanque forte para Lula. A definição depende agora de conversas com a ex-prefeita de Contagem.

A conversa nesta quarta destrava o processo de definição do cenário no segundo maior colégio eleitoral do país. A opção preferida de Lula era que o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSB) fosse o candidato ao governo estadual. A tentativa de convencimento do petista, no entanto, foi frustrada e Pacheco indicou que deverá deixar a vida pública ao final de seu mandato, neste ano.

Como o jornal O Globo mostrou, integrantes do PT vinham cobrando atuação mais incisiva de Lula nesse processo de definição da chapa diante da demora em buscar uma solução. Historicamente, o candidato à presidência que vence no estado costuma ser eleito presidente.

O presidente do PT, Edinho Silva, vinha conduzindo as conversas para montagem dos palanques. Ele se reuniu com nomes do PSB que passaram a ser considerados alternativas, diante da resistência apresentada por Pacheco. Ele esteve, por exemplo, com o ex-presidente da Fiesp Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar e que recentemente se filiou à sigla.

Além de Minas, ainda há indefinições em outros palanques do petista, principalmente São Paulo. Lula está previsto para se reunir ainda hoje com os ex-ministros Márcio França, Fernando Haddad, Simone Tebet e Marina Silva —todos cotados para a chapa encabeçada por Haddad ao Palácio dos Bandeirantes. A expectativa é que haja uma definição sobre a vice e as duas candidaturas ao Senado.

Republicanos avalia reaproximação com Flávio Bolsonaro enquanto tenta se descolar do caso Digimais

 

Do jornal O Globo

A cúpula nacional do Republicanos avalia interromper o processo de afastamento que marcou a relação nos últimos meses com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência. A possível mudança de rota acontece enquanto a cúpula do partido tenta se descolar das fraudes financeiras do Banco Digimais, do Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

O banco foi alvo de uma operação da Polícia Federal, e a avaliação na sigla é que o governo Lula não tem se movido na tentativa de encontrar soluções para o rombo da instituição financeira. A Universal tem forte ligação com o Republicanos. O presidente do partido, Marcos Pereira, é bispo da igreja e aliado próximo de Macedo. Apesar disso, a aliados, Pereira diz que a legenda conquistou vida própria e que grande parte dos parlamentares não têm ligação com a Universal nem é evangélica.

Dentro desse contexto de insatisfação com o governo Lula, vem ganhando força em conversas no partido a defesa do nome da economista Daniella Marques para vice de Flávio. Ela foi presidente da Caixa no governo de Jair Bolsonaro, integrou a equipe do ministro Paulo Guedes e hoje assessora a pré-campanha de Flávio na área econômica. “Ela é forte, inteligente e está no Republicanos. Pode ser uma boa vice dele (Flávio)”, disse a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Daniella se filiou ao partido em abril, prazo máximo para estar apta a concorrer em outubro. Ainda não há definição sobre o caminho que o Republicanos vai tomar na campanha presidencial, e alas do partido próximas a Lula defendem a neutralidade, com cada integrante se posicionando de acordo com seus interesses.

A reaproximação do Republicanos com Flávio acontece após uma resistência inicial do partido em compor com ele. A cúpula nacional da legenda se mostrou insatisfeita com a escolha do senador e não do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato a presidente apoiado pelo bolsonarismo.

O escândalo de fraude financeira do banco Master também contribuiu para a afastar o senador da legenda. Foi revelado que Flávio mantinha uma relação de proximidade com Daniel Vorcaro, dono do Master, e isso provocou uma queda do senador nas pesquisas. O senador não chegou a recuperar o mesmo patamar de antes da crise, mas conseguiu se estabilizar nos últimos levantamentos.

Por outro lado, a crise teve efeitos mais profundos na federação União-PP, que também tem seus dirigentes partidários com relações próximas com Vorcaro. A federação vê hoje a neutralidade como caminho mais provável, enquanto o Republicanos ainda avalia a possibilidade de apoio ao PL.

Há poucos meses, a cúpula do Republicanos vinha dando sinais de uma trégua com Lula e de afastamento em relação a Flávio. Como mostrou a newsletter Jogo Político, do jornal O Globo, a mudança de postura da Universal sobre o PT ficou evidente na Semana Santa. Embora tenha passado o mês de março anunciando que enviaria um recado crítico para a esquerda nos eventos da Sexta-feira da Paixão em estádios lotados pelo Brasil, isso não aconteceu. No mesmo período, Pereira também deu entrevistas marcando distância em relação a Flávio.

Reservadamente, no entanto, integrantes do partido reconhecem que o caso Digimais adicionou mais um ingrediente nessa disputa interna. Outro grupo sustenta que a operação da PF não tem relação com o caminho político que a sigla deve tomar e que a decisão sobre a disputa ao Palácio do Planalto será tomada independentemente dos rumos das investigações da PF.

O banco chegou a negociar uma possível compra pelo BTG, em uma operação que previa um aporte de R$ 7 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Embora privado, o FGC tem o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal como membros, o que assegura influência do governo federal. Sem essa operação e diante da operação da PF que gerou o bloqueio de R$ 670 milhões, mercado e agências de classificação de risco veem situação do Digimais se complicar.

Alvo de operação da Polícia Federal (PF) na última terça-feira, o Digimais é suspeito de fraudar o sistema financeiro do país com uma série de operações. A investigação aponta que a instituição que pertence ao líder da Igreja Universal fraudava seu balanço e supervalorizava ativos para maquiar seu patrimônio e induzir investidores ao erro.

O Digimais afirmou, em nota, que está à disposição das autoridades para dar explicações e colaborar com a Justiça. “A instituição reafirma seu compromisso com a transparência, a conformidade regulatória e a plena colaboração com as autoridades competentes”, afirmou o banco, em nota.

23 junho 2026

Gestão Evilásio Mateus e Bringel Filho recebe Selo A em Transparência Fiscal e coloca Araripina entre os 100 municípios mais transparentes do Brasil

 


Município conquistou a 94ª colocação nacional entre 5.569 cidades avaliadas pela Secretaria do Tesouro Nacional

A Prefeitura de Araripina, sob a gestão do prefeito Evilásio Mateus e do vice-prefeito Bringel Filho,  conquistou o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, reconhecimento concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional aos municípios que alcançam os mais elevados padrões de transparência, consistência e qualidade na prestação de informações fiscais e contábeis ao Governo Federal.

Além da certificação máxima, Araripina alcançou um resultado de destaque no cenário nacional. Entre os 5.569 municípios brasileiros avaliados, o município ficou na 94ª colocação, garantindo lugar entre as 100 cidades com melhor desempenho em transparência e qualidade das informações contábeis e fiscais do país.

A certificação é resultado da avaliação realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que analisa critérios rigorosos relacionados à qualidade dos dados enviados pelos municípios, ao cumprimento dos prazos legais, à conformidade com as normas de contabilidade pública e à transparência das informações disponibilizadas aos órgãos de controle e à sociedade.

“Receber o Selo A do Tesouro Nacional e ver Araripina entre os 100 municípios mais bem avaliados do Brasil é uma conquista que nos enche de orgulho. Esse resultado mostra que estamos construindo uma gestão séria, transparente e comprometida com a correta aplicação dos recursos públicos. É o reconhecimento do trabalho de toda a nossa equipe”, destacou o prefeito.

O Selo A é concedido aos municípios que apresentam excelência na qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Tesouro Nacional, refletindo uma gestão comprometida com a transparência, a responsabilidade fiscal e a eficiência administrativa.

A conquista também fortalece a imagem institucional de Araripina perante órgãos federais, instituições financeiras e organismos de controle, demonstrando a capacidade do município de manter suas contas organizadas e alinhadas às melhores práticas da administração pública.

Com esse reconhecimento nacional, a gestão Evilásio Mateus e Bringel Filho reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e a construção de uma administração cada vez mais eficiente, moderna e voltada para o desenvolvimento de Araripina.

Novas viaturas desfilam no Recife e reforçam policiamento no Estado

 


O Governo de Pernambuco entregou uma nova frota de viaturas para reforçar as Polícias Civil e Militar, marcando mais uma etapa de investimentos na segurança pública do Estado. A grande quantidade de veículos chamou a atenção de moradores ao desfilar pelas principais vias do Recife, simbolizando o fortalecimento estrutural que se tornou uma das principais marcas da gestão da governadora Raquel Lyra.

Impacto nas Ruas e na Estrutura

O desfile dos novos automóveis cruzou avenidas importantes da capital pernambucana e atraiu os olhares de quem passava. Para a população, a cena representou uma resposta visual e imediata ao clamor por mais policiamento. Para as corporações, os veículos novos significam mais agilidade no atendimento de ocorrências e melhores condições de trabalho para os policiais civis e militares.

Pilar da Gestão Raquel Lyra

A renovação e a ampliação da frota de segurança consolidam-se como um dos ativos políticos e administrativos mais visíveis da atual gestão. O Governo do Estado tem tratado a reestruturação das forças de segurança como prioridade, buscando reduzir os índices de criminalidade por meio de duas frentes principais:

Modernização: Substituição de frotas antigas por modelos novos e equipados.

Presença nas ruas: Aumento do patrulhamento preventivo e ostensivo nas cidades.

Investimento robusto: Consolidação de recursos financeiros na melhoria das polícias.

Com essa entrega, a gestão estadual reforça seu compromisso com o programa de segurança pública e tenta transmitir uma mensagem de controle e maior proteção para toda a sociedade pernambucana.

João Campos reúne oposição em Sertânia


 Em Sertânia, o pré-candidato a governador João Campos participou de um encontro político em uma casa de eventos, teve reuniões internas com apoiadores e deu entrevista à Sertânia uma rádio local. Durante a agenda, o líder da Frente Popular ouviu queixas sobre a falta de água, falhas em serviços de saúde e insegurança e se comprometeu a fazer um governo de respostas efetivas à população.

“Fiquei impressionado com a quantidade de gente esperando aqui debaixo do sol do meio-dia e pensei: ‘Como o povo é generoso, e é esse povo que vai governar Pernambuco a partir de 2027’. A gente não está aqui para ficar reclamando das coisas. A gente está aqui fazendo um diagnóstico do tempo presente, mas para poder inaugurar um tempo novo, de grandes realizações”, declarou. Ele destacou o canal da transposição do Rio São Francisco e a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Sertânia como exemplos da atenção do presidente Lula (PT) e dos que estão em seu palanque com a região.

João Campos também elencou feitos de sua gestão à frente da Prefeitura do Recife.

Principal liderança da oposição em Sertânia, o ex-prefeito Ângelo Ferreira (PSB) exaltou a presença de João Campos na cidade e o caráter participativo da recepção popular ao pré-candidato. “Em todos os momentos dessa agenda, inclusive durante o discurso dele, as pessoas levantaram questões pertinentes por acreditarem que ele representa a esperança. João está formulando um programa de governo importante, ouvindo a população em várias partes de Pernambuco e falando de questões que a maioria da população quer discutir”, avaliou.

Também acompanharam a agenda em Sertânia o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado federal Pedro Campos (PSB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Márcia Conrado (Serra Talhada), Vinicius Marques (São José do Belmonte) e Bebe Água (Betânia), além de ex-prefeitos, vereadores, representantes sindicais e outras lideranças.