PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

22 março 2024

Frente em Defesa da Transnordestina comemora decisão do TCU que assegura a retomada das obras do trecho Salgueiro/Suape

 

A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina em Pernambuco, presidida pelo deputado João Paulo (PT), conquista mais uma vitória na luta pela inclusão do trecho Salgueiro/Suape ao projeto original da Transnordestina, uma obra fundamental para o Estado.

Depois da inclusão no Novo PAC, do Governo Lula, com previsão de aporte financeiro inicial na ordem de 450 milhões, a notícia da decisão do TCU, que garante ao Ministério dos Transportes retomar os investimentos públicos e acelerar as obras, vem sendo muito comemorada. “É mais um gesto do presidente Lula para reafirmar seu compromisso com os pernambucanos pela reconstrução do país a partir de obras importantes para o Nordeste”, observa João Paulo.

Na última reunião da Frente Parlamentar, no dia 04 de março, com a participação das deputadas Rosa Amorim, Dani Portela e Socorro Pimentel, e dos deputados João Paulo, Mario Ricardo e Luciano Duque, o secretário Nacional de Transportes Ferroviários, do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, informou que o TCU estava analisando inconsistências relacionadas ao contrato de construção e exploração da ferrovia Transnordestina, e isso impedia, até então, a destinação de verbas públicas federais no empreendimento.

De acordo com o ministro do TCU, Walton Alencar Rodrigues, relator do processo, foram cumpridas as determinações relacionadas ao aperfeiçoamento do contrato e “não há óbices (impedimentos) para que os trechos sejam recebidos pela União com possibilidade de novos investimentos públicos”, afirmou.

O próximo encontro da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina com a participação de representantes do Governo Federal, será em Audiência Pública, marcada para o dia 12 de abril, em Araripina, sertão de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário