PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

26 março 2024

São João de Petrolina faz tributo à cultura do Vale do São Francisco

 

Região rica em tradições, folclore e manifestações culturais, o Vale do São Francisco é marcado pela diversidade. No epicentro dessa efervescência cultural está Petrolina, maior município da região, que no São João atrai milhares de pessoas dos quatro cantos do Brasil e é amplamente mostrada pela mídia nacional. Na edição junina deste ano, a prefeitura municipal decidiu aproveitar o evento para prestar uma homenagem aos produtores de cultura em suas diversas representações. O objetivo é utilizar a festa para promover o segmento cultural e estimular a população a abraçar suas raízes e valores.

Com o tema “Viva a nossa arte”, a Prefeitura de Petrolina desenvolveu uma série de ações para colocar holofotes sobre os talentos locais, os estilos e características que formaram a identidade cultural do município banhado pelo Rio São Francisco. Uma ampla divulgação foi iniciada, tendo como protagonistas artesãos, artistas plásticos, músicos e outros produtores de cultura do Vale do São Francisco.

Toda a decoração do evento e a identidade visual das peças de comunicação trazem elementos culturais da cidade: carrancas, renda, xilogravura, couro, barro entre outros detalhes. Nos primeiros vídeos de divulgação da festa, a Coordenadoria de Comunicação investiu em nomes da cena cultural local, a exemplo dos escultores Vando da Carranca e Carina Lacerda; os artistas plásticos Hugo Melo e Carla Rocha; e a chef de cozinha Jucilene Melo para anunciar as atrações juninas, ao mesmo tempo que contam suas trajetórias e um pouco de como produzem cultura em Petrolina.

No lançamento da programação do ciclo junino, a festa comandada pelo prefeito Simão Durando teve uma exposição de artistas locais, quadrilhas juninas de bairros petrolinenses, comidas típicas e decoração com traços da região. A festa de divulgação ofertou ainda apresentações de cantores com raízes no Vale do São Francisco, a exemplo de João Gomes, Iguinho & Lulinha, Tarcísio do Acordeom, Mari & Rayane, Keu Dantas, Elisson Castro, Edenio Lima e Vitor Fernandes.

Uma ampla campanha na TV, rádios, redes sociais e blogs, somada a outras ações, trará à tona mais histórias, artesanato, canções, pinturas e outras expressões para celebrar a arte e a gente da “Terra dos Impossíveis”. Além disso, toda a programação do ciclo junino levará ao palco dezenas de artistas locais nos 3 meses de eventos culturais, que iniciam na Exporajada (19 de abril) e encerram com a tradicional Missa do Vaqueiro, em 30 de junho.

O prefeito Simão Durando acredita que, ao final do São João, tanto a população local quanto os turistas, sairão encantados com a riqueza cultural produzida às margens do “Velho Chico”. “Viva a nossa arte é um conceito que definimos como tema para mostrar e valorizar o artesão, os cantores, os artistas, a costureira, os bailarinos das quadrilhas, o vaqueiro que faz a toada, as cozinheiras que fazem a cambraia. Enfim, dar luz a nossa gente e para a nossa identidade cultural é a ideia principal. Qual momento melhor que o São João de Petrolina para mostrar a milhares de pessoas como nossas tradições são bonitas, ricas e diversas? Por isso, como apaixonado por nossa cultura, não tive dúvidas em fazer do São João um grande tributo a nossa arte e a quem moldou a cultura e os hábitos de Petrolina”, explica o prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário