PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

22 março 2024

Polícia Penal Nacional deixa Pernambuco no próximo mês

 

Após mais de um ano atuando em Pernambuco, a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) vai, finalmente, deixar o Estado. Inicialmente, o período previsto para atuação de cerca de 60 Policiais Penais em Pernambuco, que foram deslocados para atuar no apoio aos serviços de guarda, vigilância e custódias de presos nas unidades prisionais de Pernambuco, além de promover capacitação dos policiais penais do Estado, estava previsto por um período de 45 dias.

A permanência, contudo, se estende até o próximo dia 9. A decisão foi formalizada em ofício assinado, na última quarta-feira, pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Até hoje, ninguém entende o motivo da extensão do prazo de permanência dos profissionais, visto que nesse período, sequer houve algum tipo de rebelião. Pelo que se sabe, a força-tarefa sequer atuava em unidades superlotadas de Pernambuco, a exemplo do presídio de Igarassu, que conta com apenas dez policiais penais para dar conta demais de mil presos. Estavam, até onde se sabe, lotados na unidade 2, de Itaquitinga, “tomando conta de cerca de 100 detentos”.

A esperança dos aprovados no último certame da Polícia Penal de Pernambuco é que a saída da FTIP do Estado, abra espaço para governadora Raquel Lyra, finalmente, dar sequência à nomeação dos 864 policiais penais que aguardam, há quase um ano, a nomeação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário