Unidade também é responsável pela formação e qualificação de estudantes e residentes
Hospital ganhou reconhecimento (Foto: Diego Nigro/Prefeitura do Recife) |
A unidade é ligada à Secretaria de Saúde do Recife e recebe pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), preferencialmente, a população idosa da capital pernambucana.
O hospital integra o ensino, pesquisa e a assistência.
A qualificação foi atualizada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), esta semana.
Esse é o sistema oficial do Ministério da Saúde que concentra as informações referentes a todos os estabelecimentos de saúde no País.
O que mudou
Isso significa que o HECPI é uma unidade não pertencente ou gerida por Universidade ou Escola Superior Isolada, mas desenvolve programas de treinamento em serviço de cursos de graduação, especialização, residência ou pós-graduação na área de saúde.
Só em 2023, o HECPI recebeu 303 estudantes e residentes.
Atualmente, o hospital tem 13 pesquisas em andamento, incluindo pesquisas multicêntricas.
Referência
A unidade hospitalar é referência quando o tema é ensino e pesquisa relacionada à Geriatria: o local é campo de prática de estudantes e residentes que pertencem a outros programas e escolhem a instituição como rodízio opcional.
O hospital conta com Programas de Residência Médica em Geriatria e Residência Multidisciplinar em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, sendo esse último o mais recente da rede municipal de saúde do Recife.
Para a diretora de Ensino e Pesquisa do HECPI, Taís Lins, a conquista foi capaz graças ao esforço coletivo da equipe hospitalar nesses quase quatro anos de funcionamento.
"Obter esse reconhecimento é gratificante e nos impulsiona a irmos além. Diariamente desenvolvemos a educação em saúde garantindo a transversalidade da sua atuação, internamente e externamente. Somos responsáveis pela formação de inúmeros estudantes que aqui vivenciam suas atividades práticas mensalmente, bem como, trabalhamos incansavelmente para aprimorar os nossos Programas de Residência Médica e Multidisciplinar, ambos focados na saúde da pessoa idosa", comemora a diretora.
Conheça a unidade
Inaugurada em outubro de 2020, a unidade hospitalar tem uma estrutura com mais de 8 mil m² de área construída e conta, ao todo, com 72 leitos, sendo 62 na enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimentos de média e alta complexidade. Já o Bloco Cirúrgico possui quatro salas de cirurgia e cinco leitos para recuperação pós-anestésica.
A unidade municipal também tem centro diagnóstico e ambulatório com 13 consultórios para consultas com médicos clínicos, geriatra, cardiologista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo; a maioria especializada em saúde da pessoa idosa. Há também salas de curativo e de exames laboratoriais, além de laboratório e farmácia.
Na área de Apoio Diagnóstico, a unidade realiza exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética; exames cardíacos, como holter, ecocardiograma, eletrocardiograma, além de punção e biópsia. Também oferta cirurgias geral, vascular e urológica; atendimentos com neurologista, urologista, proctologista, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário