PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

06 junho 2013

Trindade sedia a II Conferência Municipal de Educação

 
A Prefeitura Municipal de Trindade, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, iniciou hoje (05) uma grande programação com a II COMET (Conferência Municipal de Educação de Trindade) que traz o tema Central “Construindo uma Política Pública de Educação de Qualidade com Direitos Humanos e Sustentabilidade”. O evento será sediado até amanhã, quinta-feira (06) com várias palestras voltadas para temas educacionais entre apresentações culturais.
O objetivo da Conferência é garantir debates para discutir metas e ações que vêm sendo implantadas na gestão promovendo a prática do Sistema de Ensino com Qualidade. O prefeito Dr. Everton Costa destacou a importância do evento em seu pronunciamento. “A importância deste evento é para preparar ainda mais nossos educadores para que nossa cidade diminua os riscos de drogas e prostituição incentivando estudantes através dos programas de educação implantados em nosso governo em parceria com todas nossas secretarias, para que nossos planos estejam sendo implantados,  diminuindo a evasão escolar, através de novas ideias de incentivo dinâmico e inteligente para resgatar estudantes que tem desaparecido da sala de aula”, enfatizou o executivo do município.
 
Para o Secretário de Educação Juka Sá a valorização aos estudantes e profissionais precisa ser investida de maneira que possa garantir a qualidade do ensino continuo em todas as áreas. “A Secretaria de Educação tem atingido as metas, mas precisamos abraçar as causas e buscar mais alternativas com os novos programas que temos conquistado nesta gestão”. O secretário destacou que a política que se busca neste evento não é partidária e sim educacional. “Nós queremos uma política pública de sustentabilidade para que os trabalhos que estamos construindo hoje sejam continuados como forma de garantir a qualidade que nossos estudantes municipais precisam, olhando para o futuro da educação nas escolas.
Para fazer a abertura dos trabalhos da Conferência em Trindade, a gestora da escola Estadual Hortêncio Pereira Lima – Luzia Gomes  apresentou a programação inicial convidando a palestrante, a Presidente Nacional da UNCME (União dos Conselhos Municipais de Educação) Profª Ieda Nogueira que exibiu o tema “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”. Em sua apresentação inicial a palestrante destacou a valorização das falas do prefeito e do secretário de educação onde mostraram de forma objetiva um levantamento das ações já conquistadas nesta gestão.
Seguindo a mesa Redonda a coordenadora da mesa, Havana Elena de Farias, apresentou a palestrante Profª Maria Jucilene Lopes Leite, Mestre em Ciência em Educação pela Universidade Autonôma de Assunção – Paraguai que trouxe o tema “Qualidade da Educação: Democracia do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem”.
A Conferência Municipal de Educação de Trindade recebe também o apoio do Fórum Municipal de Educação – FMET e contou com a participação da primeira dama de Trindade, Drª Conceição, do vice-prefeito Jaécio Sá, acompanhado da sua esposa a vereadora Polliana Sá, da Secretária de Educação de Ipubi, Madjane Siqueira, representantes da Educação de Bodocó, vereadores, Secretários, Lideranças Políticas, Sindicatos, Imprensa Local e Regional, Movimento Estudantil, a participação de estudantes e professores de Escolas Municipais e Estaduais, comunidade em geral e organizações da sociedade Civil.
A mostra continua até amanhã 06 (quinta-feira), com a seguinte programação:
Dia 06/06/2013
7:30h – Apresentação Cultural
            Alunos da Escola Pedro Leite Monteiro
8h – Votação do Regimento Interno
8:30h – Mesa Redonda: “Qualidade da Educação: Democratização do Acesso,
Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem”.
Palestrante: Professora Maria Jucilene Lopes Leite – Mestre em Ciência em Educação pela Universidade Autônoma de Assunção – Paraguai
Coordenador da Mesa: Havana Elena de Farias
Gestora da Escola DETCA
9:10h – Mesa Redonda: “Educação Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente.”
Palestrante: Professor Milton matos Rolin – Coordenador do Curso de Física
Faculdade de Formação de Professores
Coordenador da Mesa: Maria Aldemice Lopes
Gestora da Escola Alice Lins de Aquino
9:50 – Coffee Break
10:10h – Formação dos Grupo de Trabalho
12h – Almoço
13h Local: UAB – Apresentação de propostas pelos Grupos de Trabalho;
GT1 – “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de
                        Educação: Organização e Regulação”.
GT2 – “Valorização dos Profissionais da Educação:
            Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho”.
GT3 – “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.
GT4 – “Qualidade da Educação: Democratização do Acesso,
 Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem”.
14h – Compatibilização dos Grupos de Trabalho
15:30h – Coffee Break
16h – Inicio da Plenária
Apresentação de Moções
17:30h – Apresentação das deliberações e votação pelos delegados(as)
18h – Escolha dos Delegados para a Conferência Estadual
18:30 – Encerramento
Ascom Trindade (Fotos Lusmar Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário