PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

30 junho 2013

Anvisa amplia faixa etária de vacinação contra HPV

Mulheres com mais de 25 anos também poderão ser vacinadas

Mulheres com mais de 25 anos poderão ser vacinadas contra o HPV (papilomavírus humano), de acordo com decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira. Antes, a aplicação da vacina era limitada a mulheres de 10 anos a 25 anos. Com a mudança, seu uso pode ser feito para meninas maiores de 9 anos. A mudança foi feita a pedido da fabricante, a GlaxoSmithKline. A decisão vale apenas para a bivalente.
Há no mercado outra vacina, quadrivalente, produzida pela MerckSharp & Dohme. Seu registro na Anvisa é para mulheres e homens com idade entre 9 e 26 anos. As duas vacinas estão disponíveis apenas em clínicas particulares. O Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ainda este ano anunciar a incorporação do imunizante no programa nacional. Ele deverá ser produzido no País, por meio de uma parceria público privada.
A vacina quadrivalente dá proteção contra o HPV 6, 11, 16 e 18; e a vacina bivalente proteção contra HPV 16 e 18. De acordo como Instituto Nacional do Câncer, tanto a vacina bivalente quanto a quadrivalente são mais indicadas para meninas que ainda não iniciaram a vida sexual porque apresentam maior eficácia na proteção de pessoas que nunca tiveram contato com os tipos virais presentes nas vacinas. Países que adotam a vacinação em programas internacionais de imunização utilizam a faixa etária de 9 a 13 anos.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível. A infecção causada pelo vírus aumenta em até 100 vezes o risco de a mulher desenvolver câncer no colo do útero. A vacina imuniza contra os tipos mais comuns do vírus. Segundo estudo da Associação Brasileira de Patologia no Trato Genital Inferior e Colposcopia, após cinco anos de atividade sexual, 60% das mulheres se infectam com algum dos 130 genótipos do HPV.
De acordo com o chefe do Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mauro Romero Leal Passos, no País, quatro mil mulheres morrem em decorrência das lesões provocadas pelo HPV. Entre os homens, cerca de mil têm o pênis amputado anualmente. Cerca de dois milhões de casos de verrugas genitais e demais lesões são tratados por ano para impedir a evolução da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário