PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

06 junho 2013

Dia Estadual de Combate à Hanseníase é lembrado com ação

Durante a evento, população terá atendimento gratuito para o diagnóstico da doença

O Dia Estadual de Combate à Hanseníase tem ação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira (6), no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antonio, no Centro do Recife. Durante a evento, que acontece das 9h às 16h, a população terá atendimento gratuito para o diagnóstico da doença e, em casos positivos, será encaminhada para os centros de referência para iniciar o tratamento em unidades de saúde do seu município de domicílio.
A campanha contará com a Carreta da Saúde do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). O caminhão itinerante é equipado com cinco consultórios estruturados para o atendimento à população e um laboratório. Ao todo, dez médicos dermatologistas e residentes de serviços credenciados do Estado, realizarão consultas, exames clínicos e dermatoneurológicos, além de testes de sensibilidade.
Deve procurar o atendimento quem identificar na pele manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e até caroços, com alterações de sensibilidade à dor, frio, calor e tato. Dormência ou formigamento nas mãos ou nos pés, ausência ou diminuição de suor na área atingida ou perda de pelos no local também estão entre os sinais. A doença também atinge nervos periféricos, e, se não tratada, pode causar sequelas motoras. A Carreta da Saúde do Morhan atenderá o município do Recife nos dias 11 e 14 de junho, e Olinda, no dia 18 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário