PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

11 junho 2013

Prefeito Alexandre Arraes representa a região Araripe em Diálogo Sustentável

O prefeito de Araripina e presidente do CISAPE, Alexandre Arraes esteve presente durante a tarde de ontem (10) no Centro Tecnológico do Araripe reunido com o Ministério Público de Pernambuco e com o Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco – SINDUGESSO no evento Diálogo Sustentável no Araripe.

A iniciativa do evento é inédita porque envolvem o MPPE e SINDUGESSO no debate e construção de soluções ambientalmente corretas para os resíduos sólidos gerados em toda a cadeia produtiva do gesso, baseadas nas políticas nacionais e estaduais de resíduos sólidos.

O evento foi aberto pelo presidente do SINDUGESSO, Ariston Pereira que destacou a parceria entre o MPPE e o sindicato de maneira a construir um documento baseado nas experiências das empresas de gesso em conjunto com o cumprimento das leis ambientais.
O prefeito anfitrião do evento, Alexandre Arraes, que também preside o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe que agrega 13 municípios disse que as discussões sobre resíduos sólidos são a pauta do momento na área ambiental. Ele destacou que destas 13 cidades apenas Araripina possui um aterro sanitário e que discutirá com os outros prefeitos uma solução regionalizada para os resíduos sólidos do Araripe.

Alexandre Arraes parabenizou a iniciativa do MPPE e SINDUGESSO em buscar um diálogo participativo e colaborativo com relação aos resíduos sólidos da cadeia do gesso. “Atitudes como esta devem ser enaltecidas, pois representam um amadurecimento das instituições envolvidas que, conjuntamente, procuram soluções visando cumprir as leis e também preservar o meio ambiente”, parabenizou.
Houve palestras com o Dr. Fabrício Soler sobre as Oportunidades do setor privado na política de resíduos sólidos; do Dr. André Felipe Barbosa de Menezes sobre O papel do MP na implementação das políticas nacional e estadual de resíduos sólidos; da Dra Ana Rúbia Torres de Carvalho abordando A plataforma berço ao berço e as políticas nacional e estadual de resíduos sólidos, além das palestras de Boas práticas no tratamento dos resíduos sólidos da cadeia produtiva do gesso e também um profundo diálogo sobre o tema que foi moderado pela Dra. Dhyan Chama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário