PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

28 dezembro 2012

Interventor de Araripina faz balanço positivo do período de Intervenção

O Interventor do Estado no município de Araripina, Adalberto Freitas Ferreira concedeu entrevista coletiva na manhã de hoje (28) para apresentar um balanço do período de Intervenção que começou em 14 de setembro e finda na próxima segunda-feira (31).
Estavam presentes à coletiva parte da equipe nomeada pelo Governador Eduardo Campos (PSB) como Renato Cirne (Controladoria Geral do Estado) e Bruno Cruz (Secretaria de Administração Estadual).  O prefeito eleito do município Alexandre Arraes (PSB) também esteve presente.
Adalberto Freitas inicialmente apresentou o cenário encontrado quando foi designado para assumir o controle do Poder Executivo destacando a instabilidade administrativa como principal ponto para atuação. Entre as irregularidades encontradas estão o comprometimento da receita com a folha de pagamento e o não recolhimento de tributos previdenciários, além do atraso no pagamento de serviços básicos como limpeza urbana e transporte escolar.
Ele também elencou algumas ações realizadas em áreas importantes como educação, saúde, ação social, agricultura e especialmente no que tange à administração da sede municipal. Foram atualizados os sistemas tributários e contábeis, além da modernização do Portal da Transparência que agora torna pública qualquer movimentação financeira e também publica integralmente a folha de pagamento. Estas ações respeitam o que preconiza a Lei de Acesso a Informação.
Com relação à redução da folha de pagamento, Adalberto Freitas destacou que encontrou a Prefeitura com um comprometimento em torno de 65% das receitas e que em três meses executou uma economia na ordem de R$1.161.040,00. Ainda em valores o Interventor falou sobre o Fundo de Previdência de Araripina (ARARIPREV) que o encontrou com saldo em caixa de apenas 26 mil reais e deixa um saldo de aproximadamente 850 mil reais com todos os pagamentos dos inativos em dias, inclusive o mês de dezembro e o 13º salário.
Adalberto Freitas reforçou que em três meses toda a equipe esteve empenhada em organizar, especialmente, o setor administrativo da Prefeitura de maneira que o próximo prefeito (Alexandre Arraes) dê continuidade a estas e outras ações iniciadas durante Intervenção. Ele também destacou o apoio das Secretarias Estaduais e da equipe da Prefeitura de Araripina. “Estivemos aqui para cumprir uma determinação do Governador Eduardo Campos que não mediu esforços e enviou diversos representantes de Secretarias Estaduais para nos apoiar. Também não posso deixar de agradecer a equipe que aqui encontrarmos, pois caminharam junto conosco durante este período”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário