PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

26 dezembro 2012

Secretário de Saúde de Pernambuco destaca vantagens da Nova Lei Seca

Na quinta-feira (20), a presidente Dilma Rousseff sancionou a Nova Lei Seca, que torna mais rígida a fiscalização para motoritas que dirigem depois de beber. A lei começou a valer na sexta (21), dias antes do Natal. Agora, a multa subiu para R$ 1.915 para quem for flagrado sob efeitos do álcool e este valor pode dobrar, caso haja reincidência dentro de um ano.
No estado, a operação é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, a grande novidade da nova lei são os tipos de provas utilizadas pelos agentes para identificar a presença do álcool. “Antes era apenas a realização do bafômetro. Agora, sinais evidentes de embriaguez, imagens e testemunhas são suficientes para que, além da multa, a ocorrência vire processo criminal”, explica.
O motorista que se recusar a fazer o bafômetro mas apresentar sinais de embriaguez vai precisar responder criminalmente perante a Justiça. De acordo com o secretário, a pessoa terá o carro apreendido e vai passar um ano sem poder dirigir, uma vez que a multa é considerada gravíssima.
Durante os primeiros 12 meses da Lei Seca, cujo grande objetivo é salvar vidas, foram 260 mil veículos abordados, sendo 88 mil motocicletas. “Pernambuco tem a maior Lei Seca do país. São 18 equipes, nove delas diariamente realizam blitz em todo o estado”, enumera. Ainda de acordo com o secretário, atualmente 600 pessoas respondem a processos criminais por embriaguez e 9 mil carteiras foram apreendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário