PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

23 julho 2015

Prefeitura de Araripina promove II Conferência Municipal dos Idosos


A prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove a II Conferência Municipal dos Idosos, com o tema " Protagonismo Emponderamento da Pessoa Idosa - Por uma Araripina de todas as Idades, o evento acontecerá, na próxima  quarta (29) no Lar Geriátrico, na travessa José Barreto de Souza de Sombra, das 08:00 as 17:00hs.

O Brasil é reconhecido por políticas públicas em favor de idosos, o país obteve 12ª posição no ranking dos países que oferecem melhor garantia de renda para população acima dos 60 anos de idade. A cidade de Araripina dá uma atenção especial aos seus idosos, promove festas, brincadeiras e comemorações, como Dia da Mulher, São João, Carnaval, a terceira idade participa também da corrida e comemorações do Dia do Trabalhador. 

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 20,6 milhões de idosos. Número que representa 10,8% da população total. A expectativa é que, em 2060, o país tenha 58,4 milhões de pessoas idosas (26,7% do total). O que explica esse aumento não é só a melhoria da qualidade de vida, que ampliou a expectativa de vida dos brasileiros, que pulará de 75 anos em 2013 para 81 anos em 2060 - com as mulheres vivendo, em média, 84,4 anos, e os homens 78,03 anos -, mas também a queda na taxa de fecundidade dos últimos 50 anos, que passou de 6,2 filhos nos anos 1960 para 1,77 (estimativa) em 2013. O governo federal vem tomando medidas e estabelecendo políticas que ajudem a melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. O Pacto pela Vida, de 2006, propôs explicitamente a questão do ciclo do envelhecimento como um tema fundamental na área de saúde, e o Estatuto do Idoso, de 2003, assegura, por exemplo, o tratamento de saúde e a assistência de um salário-mínimo para todo idoso que esteja na linha de pobreza.










Assessoria de Comunicação Estartégica - ACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário