PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

12 novembro 2014

VERGONHA, "Até crianças lutam por água em Carnaubeira

Com 12.387 habitantes, Carnaubeira da Penha já havia dado também ao ex-presidente Lula, na sua reeleição em 2006, a segunda maior votação proporcional do País. Mas o município não é um reduto petista. O PT está sem presidente no município há mais de um ano. Os dois vereadores eleitos pelo partido se filiaram antes das eleições de 2012 e integram a bancada que dá sustentação ao prefeito.


Paula e Camila carregam água no centro da cidade
Na cidade, marcada pelo drama da falta de água por estar no epicentro do semiárido nordestino, até as crianças lutam diariamente pelo líquido, como Paula e Camila, de 8 e 10 anos, encontradas levando dois baldes cheios retirados de um chafariz perto de casa. “Essa água só presta para lavar pratos e os banheiros”, diz Paula.
A água de beber, segundo ela, chega pelos carros pipas. O prefeito diz que gasta R$ 17 mil por mês com carros pipas para atender a população. “A água que serve para o consumo humano aqui vem de Mirandiba e é paga por nós”, observa, adiantando que já construiu 12 barragens para amenizar o drama da população.


Máquinas adquiridas com recursos de emendas de deputado Fernando Filho (PSB)
Segundo ele, o Governo Federal ajuda pouco o município. “Até o kit seca daqui, com três máquinas para perfurar poços, só chegaram graças a uma emenda parlamentar ao Orçamento da União apresentada pelo deputado Fernando Bezerra Filho (PSB)”, diz Neto, adiantando que recebeu também ajuda para reformar um posto de saúde e uma escola. Por isso mesmo, a população desconhece os benefícios trazidos ao município pela União, além dos programas sociais.
“Eu não conheço uma obra sequer aqui de Dilma. O que ela podia de fato nos ajudar seria com a Transposição do São Francisco, mas as obras por essas bandas de cá estão paradas”, afirma o índio Atikum Faustino Freire, ex-vereador por três mandatos. Ele conta que não disputou a reeleição porque havia muitos parentes tentando o mandato.

“Foram 74 candidatos e só três não eram meus parentes”, diz. Segundo ele, em Carnaubeira da Pena todo mundo é parente. “Aqui, quem não é Freire, como eu, é Gonçalves, Lopes ou Bastos”, revela orgulhoso. Do seu tronco Freire, o mais velho é o seu pai, Manoel Freire, que, segundo ele, completou 105 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário