PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

25 abril 2013

Vacinação contra gripe é prorrogada até maio


Ao todo, mais de 14 milhões de pessoas já foram imunizadas no País


A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio. A novidade, anunciada pelo Ministério da Saúde, reafirmou que os grupos a serem beneficiados são constituídos por pessoas idosas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
De acordo com a assessoria de Imprensa da pasta federal, mais de 14 milhões pessoas já foram imunizadas no Brasil, o que significa 47,6% da meta do Ministério, que pretende vacinar 31,3 milhões dos grupos prioritários. E nestes grupos estão inclusos portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. Desta fatia, 3,2 milhões estão na região Nordeste, que conseguiu atingir 37,79% do público-alvo.
Os números foram registrados até as 18h de ontem. “A meta da campanha, que começou dia 15 de abril, é vacinar 80% do público-alvo”, informou o comunicado da Saúde. Para obter sucesso no programa de vacinação, o Ministério da Saúde fez alguns alertas. Aos estados e municípios que não alcançaram o nível almejado de coberturas, o órgão recomendou a intensificação das ações, com a ampliação das ofertas, o que ensejou a abertura dos postos de imunização aos sábados.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o momento é de prevenção. “Isso é importante para que a população possa ter acesso e chegar ao inverno protegi­da. É importante, também, que as pessoas não deixem a vacinação para a última hora”, avaliou. Os cuidados com a higiene pessoal, para evitar a influ­enza, também foram lembra­dos. Posturas co­mo sem­pre lavar as mãos com água e sa­bão, principalmente após tossir ou espirrar, e ao usar o banhei­ro, antes das refeições e de ter contato com olhos, bo­ca e na­riz ajudam a declinar do ví­rus.
As recomendações ainda incluem o uso de lenços de papel descartáveis. E, caso já tenham contraído a gripe, é recomendável que as pessoas passem o período de transmissão da doença sem sair das residências, no intuito de reduzir a disseminação da enfermidade, evitando ambientes fechados e locais públicos muito mo­vimentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário