PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

08 abril 2013

TRINDADE AGORA TEM A ONG CAPOEIRA


4
Trindade cria no último dia 06/04 uma ONG (Organização não Governamental) um órgão que já existe em outros municípios a exemplo de Ouricuri (Catinga) e Araripina (Chapada). Os idealizadores criaram a ONG CAPOEIRA – Centro de Apoio a Organizações Execução integrada e Revitalização Alternativa. Que contou com a presença do Prefeito Dr. Everton Costa do vice Jaécio Sá, dos vereadores Alan Galdino  e Thayse Cunha, dos secretários de Agricultura Tony e de Educação Juka Sá entre outros órgãos e associações de Trindade.
A finalidade da ONG é de agregar as Associações onde terá um Corpo Técnico dentro da ONG Capoeira para trabalhar as políticas públicas com tecnologia, sobretudo tentar mostrar ao Polo Gesseiro que há saída para o problema que vem assolando esse setor, através do trabalho que será desenvolvido pela Capoeira.
 3
Um dos principais pontos que serão focados pela ONG é a Educação Ambiental, onde na verdade é um tabu no âmbito nacional e a Capoeira quer ser parceira das empresas que poluem e degradam a natureza, além dos apicultores que muitas vezes pensamos que eles não agridem o meio ambiente, mas degrada e a Capoeira terá essa missão de ser parceira dos apicultores, a ONG estará também buscando trabalhar com órgãos federais, estadual e internacional onde estará mostrando a realidade em que se encontra o sertão nordestino que sofre com as grandes estiagens.
De acordo com o Diretor presidente Jonas Alves Coelho que foi eleito para conduzir a ONG CAPOEIRA, explanou; “a agricultura não governamental ela tem tido um sustentáculo por parte dos governos federal e estadual, mas por parte da natureza  está realmente caótica, decadente, pois a agricultura precisa de água para sua funcionalidade e isso não temos, o Sertão tem sim um solo fértil, mas não tem o líquido precioso, se o Canal do Sertão existisse quebraria todos esses tabus e como não tem o Canal por enquanto a única esperança é esperar por Deus e que caia água do céu”, finalizou o presidente da ONG Jonas Alves.
 2
O prefeito Dr. Everton Costa em sua fala disse que estava muito contente com a criação da ONG Capoeira, pois é de interesse da Prefeitura Municipal trabalhar em conjunto com as entidades organizadas para desenvolver os trabalhos do setor da Agricultura Familiar, melhorando ainda mais a vida dos trindadenses. “É do campo que sai o alimento para todos aqueles que residem na cidade, estou pronto para ser parceiro e ajudar a desenvolver uma forma para que cada comunidade rural desenvolva os frutos e vegetais para que a prefeitura possa comprar esses produtos a ser consumidos pelos alunos de cada comunidade das escolas do município através da Secretaria de Educação, melhorando a renda dos agricultores e fazendo circular recursos de sustentabilidade familiar para o homem do campo” finalizou Dr. Everton Costa.
1
Por Lusmar Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário