PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

26 novembro 2013

Secretário informou que medicamento de bebê com trombofilia não tinha eficácia

Figueira disse que medicação foi disponibilizada, como cumprimento de decisão judicial

Antônio Figueira disse que não houve relação entre a falta do remédio e a morte do bebê com trombofilia
Durante a inauguração de um novo ambulatório no Hospital Barão de Lucena, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira, informou que não houve relação entre a falta do remédio e a morte do bebê com trombofilia, no último sábado (23). Matheus Henrique, de um ano e quatro meses, recebia do Governo o medicamento Ceprotin, cujo fornecimento foi interrompido por duas vezes em um ano, de acordo com a Defensoria Pública do Estado.
Segundo Figueira, todo o medicamento foi disponibilizado. "Nada vai confortar os pais que perderam o filho, mas o remédio não tem eficácia. Os Estados Unidos não aprovaram o medicamento, que não existe na prateleira de nenhuma farmácia do mundo. Mesmo assim, nós garantimos o medicamento, como cumprimento de decisão judicial. Vários pacientes com deficiência na Proteína C não têm essa prescrição", comentou.
Ainda de acordo com Figueira, apenas uma fábrica formula o remédio. "O medicamento só é feito sob encomenda em apenas uma fábrica. Nós compramos mais de R$ 2 milhões. O problema é que a prescrição mudou e o medicamento tinha que ser fabricado. A gente entende a revolta da família, mas tudo foi feito pelo Governo para ajudar a criança", revelou o secretário.
A Secretaria de Saúde (SES) informou, através de nota, que o paciente havia ficado sem o remédio por apenas alguns dias no período de um ano. Ao todo, foram adquiridas 780 ampolas do medicamento, em um investimento de mais de R$ 2 milhões. “Com essas aquisições, o garoto estava com estoque suficiente para os próximos três meses”, conforme explicou a instituição, que afirmou que mudanças nas dosagens, sem a prévia comunicação à SES, foram fator prejudicial ao planejamento do estoque. Em contrapartida, a Defensoria declarou que o aumento foi informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário