Ademar Pereira Batista
Eu vou responder. É uma boa pergunta para quem não entende como é o processo de aprendizagem humano. Nós, humanos, aprendemos o que nos interessa e, o pior: buscamos a maneira mais fácil. Portanto, não adianta pensar que basta se querer ensinar alguém, pois para ele aprender, é preciso querer.
A aprendizagem é um processo individual e temos dois caminhos: um natural e outro, não natural. O natural é aquele em que se aprende sozinho, na relação com a sociedade. Trata-se do que não é necessário ensinar, como andar, falar, se relacionar, as regras. Aprende-se vivendo e convivendo com as pessoas que nos rodeiam.
O não natural é aquele processo que
demanda técnicas, que não se aprende sozinho, em que é necessário ensinar e
exige um ambiente de aprendizagem. Dificilmente alguém aprende a ler, a
escrever e a fazer contas sozinho.
Então, a escola é um local de
respeitar regras, não de aprender as regras, pois é algo que se deve
aprender naturalmente, por isso temos muitos conflitos com as regras nas
escolas, todo o tempo a sociedade quer quebrar a regra. Temos um
bom exemplo no Brasil, em alguns Estados, como Santa Catarina, existe a regra
de se respeitar a faixa de pedestre e todos respeitam. Entretanto, é comum ver
catarinenses desrespeitando fora de seu estado de origem.
Em nosso país, os alunos aprendem pouco
simplesmente porque não temos um ambiente de aprendizagem, pois chegamos na
escola sem entender regras básicas, como: respeitar horário, respeitar os
outros, cumprir com a obrigação, confundimos liberdade com autorização para
fazer o que gostamos. A escola é uma instituição social e para garantir que
haja ambiente de aprendizagem precisa ter regras claras e serem seguidas.
Por outro lado, temos uma infinidade de
“especialistas” dando palpite nos assuntos da escolas, desde os pais dos
alunos, até juízes e promotores. Nos assuntos relacionados à escola,
todos têm opiniões, dizendo o que e como ela deve agir no processo de
aprendizagem dos alunos, mas poucos ouvem as instituições ou quem as faz
funcionar.
O resultado do baixo aprendizado está
exatamente na falta de ambiente de aprendizagem, podemos afirmar que
“ensinagem” temos bastante no Brasil, mas para aprender é preciso ter
“educação” aquela que deveria vir de casa, que são os tais “valores”. A mudança
só poderá ocorrer a partir do momento em que existir um maior respeito pelo
papel verdadeiro da escola: ser um ambiente de aprendizagem, seja no processo
natural da convivência da comunidade escolar, seja no processo não natural das
capacidades e habilidades que as instituições oferecem.
Ademar Pereira Batista, Diretor da
Federação Nacional de Escolas Particulares (FENEP)
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