PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

29 fevereiro 2024

Percepção de melhora no país em relação ao ano anterior cai no Nordeste

 Índice de moradores que creem em evolução da economia recua de 51% em dezembro para 49% em fevereiro, segundo RADAR FEBRABAN

A percepção dos moradores do Nordeste de que a situação do país melhorou em relação ao ano anterior recuou 2 pontos percentuais entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano. A soma dos que achavam que a situação está melhor era de 51% e oscilou para 49%, segundo o RADAR FEBRABAN de fevereiro de 2024.

Também houve redução na fatia dos que responderam que a situação está igual, de 34% em dezembro para 32% nesta pesquisa. No mesmo comparativo, a avaliação de que o país piorou era de 15% e subiu a 19%. Na média nacional houve uma oscilação nas menções a uma melhora no país, de 49% em dezembro de 2023 a 48% em fevereiro deste ano.

“Passado o período de festas de fim de ano quando, via de regra, o humor e as expectativas da opinião pública melhoram, os resultados desta edição de fevereiro refletem, em certa medida, as preocupações dos brasileiros com a inflação, sob impacto das contas de começo de ano, como material escolar, IPTU e IPVA, no orçamento doméstico”, aponta o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

Inflação

A soma de pessoas preocupadas com o aumento de preços em relação aos últimos seis meses disparou no Nordeste. Eram 46% os entrevistados que enxergavam alta na inflação em dezembro, ante 63% em fevereiro deste ano.

Os três grupos de itens que mais impactaram a inflação para as famílias do Nordeste nesta edição da pesquisa foram alimentos e produtos de abastecimento doméstico (68%), serviços de saúde e remédios (29%) e combustíveis (28%).

A pesquisa

Realizada entre os dias 14 e 20 de fevereiro com 2 mil pessoas nas cinco regiões do país pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), esta edição do RADAR FEBRABAN mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia, gestão do governo e prioridades para o país e mensura como a população percebe o endividamento, o uso do Pix, o Programa Desenrola, o Celular Seguro e os Golpes e Tentativas de Golpes bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário