O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) saiu em defesa do Poder Legislativo, na última quarta-feira (22), na Câmara em resposta as intervenções do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Em declaração feita no início da semana, o ministro definiu os partidos como de “mentirinha” e afirmou que o Congresso Nacional é ineficiente e “inteiramente dominado pelo Poder Executivo”.
Gonzaga Patriota defendeu o Legislativo e afirmou que o Judiciário e o Executivo não são perfeitos. “Gostaria de acrescentar que o Poder Judiciário também não é perfeito, nem o Poder Executivo. Somos uma sociedade com muitas imperfeições que precisam ser encaradas e servem para nos impulsionar a um rumo melhor”, comentou o socialista.
Ao citar o Congresso Nacional, o socialista lembrou as eleições para a renovação dos quadros, para que ocorram melhorias e a alternância. “No caso do Congresso Nacional composto pela Câmara e pelo Senado, temos eleições periodicamente exatamente para renovar os quadros, buscando sempre a melhoria, o aperfeiçoamento, a alternância. É lógico que ainda não atingimos o estado ideal. Apontar as imperfeições desta Casa é algo muito cômodo”, ressaltou Gonzaga Patriota.
Ainda de acordo com o parlamentar, o Legislativo é o poder democrático por excelência e cabe a ele a palavra final em todas as questões. “Constatamos ainda que o Legislativo é o Poder democrático por excelência, e cabe a ele a palavra final em todas as questões. Entretanto, o que vemos no Brasil é o Judiciário tentar assumir essa posição, o que é inaceitável do ponto de vista da democracia”, concluiu.