PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

02 setembro 2024

José Múcio vê alistamento feminino com bons olhos: “bom para o Brasil e para a mulher brasileira”

 

Por Juliano Muta
Do Blog da Folha

O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, presente na capital pernambucana para participar do Fórum Nordeste, nesta segunda (2), comentou sobre o alistamento militar voluntário para mulheres nas Forças Armadas, que terá início no Brasil a partir de 2025 com o primeiro grupo sendo incorporado a partir de 2026. O decreto, assinado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê 1.500 vagas femininas no programa.

“Isso é uma coisa importantíssima. Já devíamos isso à mulher brasileira. Alguns países vizinhos estão na nossa frente, o Chile é um exemplo disso, eu fui lá visitar. Se Deus quiser vai dar certo. Vamos começar fazendo logo a parte de infraestrutura. O alistamento será espontâneo, quer dizer, a mulher só se alista se quiser. Mas acho bom para o Brasil e para a mulher brasileira”, avaliou o ministro.

As Forças Armadas possuem cerca de 37 mil mulheres em diversas áreas dos seus quadros, sobretudo saúde, logística e ensino, de acordo com o Ministério da Defesa. Segundo as regras publicadas no decreto, o alistamento será de janeiro a junho de 2025, mesmas datas do alistamento obrigatório dos homens. A interessada terá que completar 18 anos no ano de alistamento e deve morar em locais onde há unidades das Forças Armadas.

Após serem incorporadas, o serviço passará a ser obrigatório, com os mesmos deveres de todos os soldados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário