PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

07 abril 2024

Pernambuco soma 324 assassinatos em março; Recife tem mês mais violento dos últimos 7 anos

 

Pernambuco voltou a registrar alta na violência no terceiro mês de 2024. De acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), 324 mortes violentas intencionais foram somadas pela polícia em março. O aumento foi de 6,57% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 304 pessoas foram mortas.

A situação mais preocupante está no Recife, que registrou 80 assassinatos em março. O crescimento foi de 73,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando 46 pessoas foram assassinadas. Esse foi o pior resultado dos últimos sete anos, perdendo apenas para março de 2017, quando 96 mortes foram somadas pela polícia. As informações são do Jornal do Commercio.

Parte expressiva dos assassinatos na capital pernambucana e no Estado, em março, tem relação com o tráfico de drogas e com a disputa de territórios entre facções rivais, o que indica que a polícia precisa traçar novas estratégias para tentar interromper o aumento desses crimes.

“Há pequenos grupos se matando entre si”, reconheceu o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, durante reunião convocada para discutir os desafios da segurança pública, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), na última quarta-feira (3).

Segundo ele, diferentemente de outros estados do Nordeste, facções como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) não estão instaladas em Pernambuco. “Nós temos faccionados que vieram praticar crimes aqui (no Estado) e acabaram presos, e alguns que estão soltos e que têm vinculação com esses dois grandes grupos criminosos. Eles (PCC e CV) são os principais fornecedores de drogas para as mais diversas pequenas facções, tropas, bondes, que existem em Pernambuco”, disse. 

No acumulado do ano, entre janeiro e março, Pernambuco somou 989 mortes violentas intencionais. Aumento de 9,16% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Naquele período, 906 pessoas perderam a vida para a violência.

Nas estatísticas de mortes violentas intencionais, como atualmente são classificadas pela SDS, estão incluídos os homicídios, feminicídios, latrocínios (roubo seguido de morte), lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenção policial.

Outras regiões de Pernambuco

Com exceção da Zona da Mata, as outras regiões de Pernambuco também apresentaram aumento da violência em março de 2024. 

Na Região Metropolitana do Recife (incluindo a capital), 168 pessoas foram assassinadas. Crescimento de 30,23% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 129 registros.

No Agreste, 69 mortes foram somadas pela polícia. Sete a mais que em 2023. Aumento de 11,2%.

No Sertão, 40 pessoas foram mortas em março. Houve um registro a mais do que no mesmo período do ano passado. O crescimento foi de 2,56%.

Já na Zona da Mata, o resultado surpreendeu. A polícia registrou 47 assassinatos no último mês. Uma queda de 36,5% em relação ao mesmo período de 2023, quando 74 pessoas foram mortas.

Meta distante de ser alcançada

A meta do Juntos pela Segurança, anunciada pela governadora Raquel Lyra em novembro de 2023, segue distante de ser alcançada em Pernambuco. Diferentemente do Pacto pela Vida, que estabelecia uma redução anual de 12% nos assassinatos, o atual programa de segurança prevê uma queda de 30% nas mortes até o final de 2026 (tendo como base o resultado de 2022). 

Sob críticas e após a troca dos titulares das polícias Civil e Militar, a governadora passou a participar semanalmente das reuniões do Juntos pela Segurança. Em fevereiro, representantes do Poder Judiciário foram convocados a colaborarem com ações para agilização dos processos criminais e, consequentemente, diminuição da impunidade. 

Queda de braço com as forças de segurança

Em meio ao resultado insatisfatório, o governo estadual enfrenta uma forte queda de braço com as forças de segurança. 

Na última quinta-feira (4), em assembleia, os delegados decidiram não aceitar a proposta apresentada pela gestão estadual em relação ao pedido de reajuste salarial e valorização da carreira. Por causa disso, a Associação de Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) afirmou que iria ampliar a operação padrão das atividades.

Além de não aderir ao Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) desde o início do ano, agora a categoria não vai mais participar das operações de repressão qualificada, que, em sua maioria, não deflagradas para prender facções especializadas em tráfico de drogas e homicídios.

Parte da Polícia Militar de Pernambuco também está em embate com o governo estadual por causa do projeto de lei que acaba com as faixas salariais dos praças. Enquanto a gestão apresentou uma proposta de extinção das faixas por etapas, até junho de 2026, a categoria quer que isso ocorra ainda em 2024. 

Numa votação apertada e tensa, na última semana, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei, que seguiu para análise de outras comissões antes de chegar ao plenário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário