O consultor de pavimentação Edson Andrade apresenta, hoje, um estudo sobre a solubilidade e o fator de correção para misturas asfálticas utilizando tecnologia de Asfalto-Borracha.
O trabalho, conduzido por Edson Olivir Zotto Andrade, da ASFALTO BR – Treinamentos e Serviços em Recife, tem como objetivo avaliar a quantidade de pó de pneu insolúvel no asfalto e seu impacto na correção do teor de ligante asfáltico em misturas usinadas a quente. A apresentação será no XXII Congresso Iberolatinoamericano do Asfalto que acontece em Granada, Espanha, de 22 a 26 de abril.
A pesquisa envolveu a caracterização física e química do pó de pneu e da matriz asfáltica, além da avaliação da dispersão da borracha no asfalto através de agitação e da quantificação do material insolúvel presente nos filtros dos equipamentos de extração. Foram coletadas amostras a cada hora durante um período de quatro horas para avaliar o processo produtivo da dispersão do pó de pneu no ligante asfáltico.
Os resultados revelaram mudanças no comportamento do asfalto modificado, incluindo um aumento no ponto de amolecimento, uma diminuição na porcentagem recuperada de penetração e um aumento na capacidade de recuperação elástica à medida que o pó de pneu se solubilizava. Além disso, foram realizados ensaios de estabilidade ao armazenamento e viscosidade após quatro horas de dispersão/digestão.
A solubilidade do Asfalto-Borracha em tricloroetileno está diretamente relacionada à pureza do pó de pneu, sendo influenciada pela presença de negro de fumo, metais e tecidos. A pesquisa ressalta a importância de avaliar a limpeza do pó de pneu por meio de ensaios de cinzas e solubilidade da borracha em tricloroetileno, sugerindo a execução deste ensaio na produção do asfalto-borracha na distribuidora e no canteiro de obra, no tanque de armazenamento.
Andrade também enfatizou a necessidade de monitorar tanto a quantidade quanto a qualidade da borracha que compõe o pneu, destacando que a proporção de 70% borracha de pneus de caminhão para 30% borracha de pneus de automóveis é adotada no Brasil. A pesquisa aponta para a importância da recuperação elástica da borracha natural e a utilização de asfalto-borracha de alta penetração modificado com óleos aromáticos para sequestrar e rejuvenescer o asfalto oxidado presente no material fresado (RAP).
O estudo apresentado por Edson Andrade destaca a relevância da tecnologia de Asfalto-Borracha na construção de estradas mais sustentáveis e duráveis, contribuindo para o desenvolvimento de materiais asfálticos mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
“O CILA desempenha um papel fundamental na troca informações, amplia os conhecimentos e possibilita um networking com quem atua na pavimentação. Minha pesquisa busca contribuir para a otimização do uso do ligante Asfalto-Borracha, contribuindo para a sustentabilidade reduzindo a pegada de carbono”, afirmou o especialista em asfaltos.
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