PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

25 janeiro 2016

Escolas nucleadas viram realidade em Araripina


 Nucleação de Escolas Rurais não se constitui somente em uma inovação para a escola,  sua implantação significa uma tentativa de se resolver os problemas mais graves referentes às escolas localizadas no campo, tais como: as múltiplas funções dos professores, salas multisseriadas e precariedade do espaço físico. Com as reformas promovidas no ensino fundamental, notadamente com a edição da Lei no 9.394, de 20.12.96 - Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional - os municípios se viram obrigados a promoverem essa nucleação que, a princípio, constitui-se em uma medida impopular, mas que vem promovendo sensivelmente a melhoria na qualidade do ensino no do município de Araripina.


Segundo levantamento de especialistas, dados apontam que para os professores e os pais de alunos, a nucleação das escolas multisseriadas representa um avanço significativo no processo ensino aprendizagem e melhores condições de trabalho do professor. Outro forte indicativo de que a medida traz muitas vantagens são os avanços nos índices educacionais dos municípios que promoveram as nucleações.


Pois bem, mesmo com algumas denúncias infundadas e que foram levantadas e levadas aos órgãos fiscalizadores sem nenhuma comprovação, à prefeitura do maior município do sertão araripeano, está prestes a entregar à população, o maior número de Escolas  Nucleadas do Sertão de Pernambuco.

São 12 unidades espalhadas pelo município, em sítios, serras e povoados, locais estratégicos para evitar que o aluno saia da sua comunidade para estudar em um local mais distante, evitando assim, o cansaço do deslocamento em um ônibus.

Com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, são escolas com estruturas nunca vista antes na zona rural de Araripina, “É fazer o melhor para quem mais precisa, frase do prefeito de Araripina Alexandre Arraes.

Roberto Gonçalves/ imagem Fabiano Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário