PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

12 janeiro 2016

Conselheiros tutelares de Araripina são emposados



Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) de Araripina, no sertão pernambucano realizou ontem segunda-feira (11) a diplomação dos novos conselheiros tutelares, eleitos no 8 º processo de escolha  e 1º processo em data unificada  em todo o país no dia 04 de outubro. A diplomação foi realizada no auditório Charles Luciano, e contou com a presença do prefeito de Araripina Alexandre Arraes, da primeira dama Roberta Arraes, dos vereadores João Dias, Tião do Gesso, Francisco Roberto, assessores e secretários municipais. 


Foram diplomados Antonieta Maria Gomes dos Santos Moura, Fabio Oliveira dos Santos, Francisca Eunice Oliveira Santos Silva, José Gustavo de Andrade Carvalho e Maria Edileide Rodrigues Oliveira.


Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

 Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. 
O primeiro conselho tutelar foi criado pelo ex-prefeito de Maringá no Paraná Ricardo Barros em sua gestão.
Importante esclarecer que a autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. No tocante às decisões, estas devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três Conselheiros.

ACE - PMA - Imagens Fabiano Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário