PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

18 setembro 2015

Decisão do Contran tira a obrigatoriedade do extintor em carro

Resolução foi decidida em reunião nesta quinta e passará a valer nos próximos dias

O uso de extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas será opcional. A decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi tomada durante reunião, realizada nesta quinta-feira (17). Assim, o motorista que não tiver o equipamento não será punido com infração, nem receberá multa.
Segundo o Contran, os modelos mais atuais dos carros possuem tecnologia que permitem uma maior segurança contra incêndio. Além disso, o órgão argumentou que um motorista despreparado quanto ao uso do extintor poderia causar mais perigo. Com a decisão, o fim do uso obrigatório do extintor de incêndio passará a valer nos próximos dias, quando o Denatran publicar a resolução.
Até então, utilizar o extintor vencido ou não tê-lo no carro era considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. Mesmo com a decisão, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis são obrigados a utilizar o equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário