PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

18 novembro 2014

Prefeitura de Araripina lançará hoje, em inauguração, o programa “ESTA CIDADE TAMBÉM É MINHA”

Neste mesmo dia (18) em que o município fará a entrega, às 19h da quadra poliesportiva da Escola Professora Maria Luzanira Muniz Ramos a Prefeitura de Araripina, através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social lançará o programa “ESTA CIDADE TAMBÉM É MINHA’’, propondo alternativas para os adolescentes de Escolas da Rede Municipal de Ensino, familiares e usuários dos Programas Sociais”.
Será repassado material didático – pedagógico e 130 kits serão entregues, cada Kit atenderá 40 alunos/pais/ano. O projeto está baseado num trabalho de orientação social, familiar e educacional, que será apresentado as Escolas da rede municipal de Ensino do município e Programas Sociais. O mesmo propõe construir espaços de discussões através de atividades que serão desenvolvidas, envolvendo temáticas pertinentes à vida cotidiana, e a relação família e escola.
De acordo com o prefeito Alexandre Arraes (PSB) o projeto irá despertar uma consciência que os levem (estudantes/família/escola) a reconhecer as vulnerabilidades sociais ao qual estão inseridos e observar informações quanto aos prejuízos destas substancias para adotarem junto às equipes que trabalharão neste, estratégias para evita-las.
Ao vivenciar o projeto “ESTA CIDADE TAMBÉM É MINHA’’ o jovem receberá orientações básicas, como explicações científicas para que compreenda a razão de suas angústias, dúvidas, mudanças físicas e comportamentais, o que favorece o desenvolvimento de uma vida cidadã emancipada. O adolescente bem assistido enfrentará este período transitório com mais segurança e conforto, compreendendo que somente o homem consciente e responsável é livre.
Para a secretária de Educação Cybele Arraes, com o projeto será possível contribuir para as boas práticas de cidadania e melhoria na qualidade de vida de nossos munícipes. E que os lares hoje evidenciados pelo uso de álcool ou outros entorpecentes, possam se constituir como espaços de proteção e de fortalecimento de vínculos afetivos.
As equipes envolvidas serão usuários dos Programas Sociais, Educadores Sociais, Alunos da rede municipal de ensino (na faixa etária de 12 a 18 anos), Pais, Gestores, Professores, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Educadores Sociais, entre outros profissionais e terá a finalidade de atender a 5.193 (crianças, adolescente da rede municipal de ensinos/usuários programas sociais) com oficinas Pedagógicas e Recreativas nas escolas; bem como atender à 200 famílias dos envolvidos que se
encontram em situações de risco e vulnerabilidade social, através da acolhida, escuta, palestras e oficinas .
Saiba ainda mais as finalidades do programa:
* Reduzir a evasão escolar e ausência de alunos em sala de aula;
* Acolher as crianças, jovens e adultos em situação de riscos e em Programas sociais e escola regular;
* Inibir o consumo de álcool entre os adolescentes participantes do projeto;
* Sensibilizar as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto para valorização da vida;
* Induzir aos pais a zelar pela proteção de seus filhos contra as drogas e violência no trânsito;
* Prevenir a criminalidade juvenil relacionada ou indiretamente ao uso de drogas dentre os participantes do projeto;
* Consolidar a importância da estrutura familiar ;
* Reduzir o índice de acidentes no trânsito de Araripina/PE;
ASCOM - ARARIPINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário