A Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, sediou na manhã desta segunda-feira (29) uma reunião com empresários do setor gesseiro e integrantes do poder público para planejar a participação da indústria do gesso na Casa Cariri Mostra que acontecerá na cidade de Juazeiro do Norte – CE entre os dias 21 de julho a 16 de agosto.
O debate girou em torno do desenvolvimento de parcerias entre o setor gesseiro e as prefeituras das cidades que compõem o pólo – Araripina, Trindade, Ipubi e Ouricuri – através da participação do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano – CISAPE, que integra todas as cidades araripeanas. A união do setor público com o privado é fundamental para criar novas oportunidades de negócio e consequentemente estimular a geração de mais emprego e renda na região.
De acordo com a diretora da Unidade Sertão do Araripe da FIEPE, Ceissa Costa, o encontro foi muito positivo, pois diversas idéias foram debatidas na presença de empresários e agentes públicos como o prefeito de Araripina. “A FIEPE recebe com alegria todos aqueles que trabalham em prol do desenvolvimento da nossa região. As reuniões são decisivas para o surgimento de novas idéias e ações empresariais”, afirmou.
Para o prefeito de Araripina – PE, Alexandre Arraes(PSB) o poder público deve ser parceiro da indústria do gesso, especialmente neste momento em que todo o setor está empenhado em superar as dificuldades do mercado. Ele afirmou que trabalhará na articulação junto ao Governo do Estado de Pernambuco para garantir a presença de secretários de governo no evento. “Levaremos as demandas do setor para o Governador Paulo Câmara e também ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões e vamos garantir que representantes do Governo do Estado estejam presentes ao evento”, reforçou.
O empresário Aureliano Galvão, da AM Gesso, destacou a importância das parcerias e o apoio do poder público para o fortalecimento do setor gesseiro. Ele sugeriu a criação da Rota Turística do Gesso como forma de disseminar todo o potencial econômico da indústria gesseira e também o fortalecimento das instituições que atuam no Arranjo Produtivo Local do Gesso como a ASSOGESSO, SINDUSGESSO, SEBRAE, FIEPE e outros. “Todo o setor está empenhado em participar da Casa Cariri Mostra como forma de abrir novos mercados e também reforçar a principal economia da região do Araripe”, disse.
Por Jorge Possetti
Nenhum comentário:
Postar um comentário