PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

17 outubro 2012

Coluna da quarta-feira Socorro estadual chega


Em boa hora, o governador Eduardo Campos (PSB) resolveu estender o Chapéu de Palha aos agricultores atingidos pela seca no Sertão.  Amanhã, em Salgueiro, anuncia o benefício para 180 mil famílias na região atingida pela estiagem em 115 municípios.
Cada família terá direito a uma ajuda mensal de R$ 280, desde que esteja inscrita nos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem. Parece pouco, mas o gesto é maior do que o valor e socorre de imediato muita gente que vem passando fome.
Só sabe onde o cinto aperta quem está penando para sobreviver em meio a uma das maiores estiagens dos últimos anos. A fome campeia e não atinge apenas homens, mulheres e crianças. Reduziu a pó o pasto para o gado, queimou toda produção de milho e feijão e vem contribuindo para aumentar o êxodo.
Não fossem os programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, uma leva de retirantes já teria abandonado suas terras no Agreste e Sertão em busca de um eldorado no Sul maravilha.
É bem provável que a medida do governador não seja isolada, mas que venha complementada por novas iniciativas do Governo Federal. Dilma precisa acordar para o drama sertanejo.
AGE, DILMA!– Ao se deslocar para Salgueiro e bancar um programa de assistência às famílias atingidas pela seca com recursos próprios, o governador Eduardo Campos sinaliza para o Governo Federal que o quadro da seca no semiárido nordestino é muito mais grave do que os tecnocratas insensíveis da presidente Dilma possam imaginar. E que medidas complementares devem ser tomadas o mais rápido possível. O que está em risco são vidas humanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário