
O Sertão do Araripe passou a contar com atendimento cardiológico de alta complexidade com a inauguração da unidade de hemodinâmica do Hospital Santa Maria, em Araripina. O serviço foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (2), após credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizado por articulação dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, além da deputada estadual Roberta Arraes. Os primeiros procedimentos devem ser realizados ainda nesta semana.
A solenidade de inauguração contou com a presença da superintendente do hospital, Irmã Fátima, da deputada Roberta Arraes e de Eduardo da Fonte, que participou por videochamada. A unidade estava equipada e com equipe especializada desde dezembro de 2023, mas aguardava a autorização do Ministério da Saúde para iniciar os atendimentos pelo SUS.
Com o credenciamento, pacientes da Macrorregião Interestadual de Saúde PEBA, que reúne municípios de Pernambuco e da Bahia, passam a ter acesso ao serviço sem necessidade de deslocamentos para outros centros. “Foram meses de diálogo e cobrança para garantir esse credenciamento. A hemodinâmica no sertão significa mais agilidade no atendimento e vidas salvas”, afirmou Eduardo da Fonte. A superintendente Irmã Fátima destacou que “o funcionamento da hemodinâmica é resultado do empenho dos parlamentares e amplia a capacidade de resposta do hospital para a população da região”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário