PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPINA

ATELTELECOM

07 fevereiro 2026

Datafolha/CBN: Lula lidera os cenários na disputa presidencial em Pernambuco

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com ampla vantagem todos os cenários da primeira pesquisa Datafolha/CBN de 2026 sobre a disputa presidencial em Pernambuco, divulgada ontem (6). O levantamento mostra que o petista venceria tanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quanto o senador Flávio Bolsonaro (PL), com folga, incluindo simulações de segundo turno.

O estudo ouviu 1.022 eleitores entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. As informações são do Blog da Folha.

No primeiro cenário apresentado aos entrevistados, Lula aparece com 55% das intenções de voto, contra 14% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na sequência, surgem Ratinho Júnior (PSD), com 5%, Renan Santos (Missão), com 3%, e Romeu Zema (Novo), com 2%. Votos em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 18%, enquanto 3% não souberam responder.

No segundo cenário estimulado, que inclui o senador Flávio Bolsonaro (PL), o presidente mantém a liderança com 54%, frente a 25% do parlamentar. Ratinho Júnior, Renan Santos e Romeu Zema aparecem tecnicamente empatados, com 3%, 2% e 2%, respectivamente. Brancos, nulos ou nenhum correspondem a 12%, e 2% dos entrevistados não souberam opinar.

Segundo turno

Em uma eventual disputa de segundo turno entre Lula e Tarcísio de Freitas em Pernambuco, o presidente teria 58% das intenções de voto, contra 29% do governador paulista. Em relação à pesquisa realizada em outubro de 2025, Lula apresentou queda de um ponto percentual, enquanto Tarcísio oscilou positivamente na mesma proporção. Brancos, nulos ou nenhum permanecem em 11%, e 2% não souberam responder.

Pela primeira vez, o Datafolha testou um cenário de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro no estado. Nesse recorte, o presidente venceria com 59% das intenções de voto, enquanto o senador alcançaria 31%. Brancos e nulos somam 9%, e 2% não souberam responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário