A cidade de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, voltou a ser abastecida com água do Rio São Francisco após uma operação da Compesa que eliminou cerca de 30 ligações clandestinas na Adutora do Oeste. A fiscalização, realizada pela Gerência de Produção do Sertão e pela Coordenação de Segurança Patrimonial da companhia, com apoio da Polícia Militar, percorreu 90 quilômetros do trecho entre Ouricuri e Santa Filomena. A cidade enfrentava um colapso no abastecimento desde agosto deste ano.
Com a retirada das ligações irregulares – que incluíam pontos de carros-pipa clandestinos, imóveis, áreas de irrigação e estabelecimentos comerciais – foi possível recuperar uma vazão de 5 litros por segundo, destinada ao abastecimento de Santa Filomena. A cidade, que tem cerca de 12 mil habitantes, passa agora a seguir um esquema de três dias com água e seis dias sem. “Desde o colapso do Açude do Governo, a população estava completamente desabastecida. Com a intensificação das fiscalizações, conseguimos destinar a água recuperada para a cidade e melhorar o fornecimento em outras localidades da região”, destacou Guilherme Freire, diretor Regional do Sertão.
Além de Santa Filomena, a operação resultou na melhoria do abastecimento na zona rural de Ouricuri, Parnamirim e Santa Cruz da Venerada. A Compesa segue realizando ajustes operacionais na rede e ações de manutenção na Estação de Tratamento de Água de Santa Filomena. Operações para combater furtos de água têm sido intensificadas em todo o estado, com apoio policial, devido ao impacto significativo que as ligações clandestinas causam em áreas já afetadas pela escassez hídrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário