PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

09 abril 2024

Inovação é pauta de reunião entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Sudene

 

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Sudene discutem a construção de parcerias para o fomento de ações que possam incentivar a inovação nos 11 estados da área de atuação da Autarquia. A ministra Luciana Santos e o superintendente Danilo Cabral se reuniram, hoje, na sede da instituição.

A inovação é eixo estratégico do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), um dos instrumentos de ação da Sudene. “Uma das nossas preocupações é o financiamento para a geração de inovação da região. Essa foi a discussão central da nossa região”, afirmou Danilo Cabral. Ele ressaltou que uma das diretrizes estabelecidas é o reposicionamento da base produtiva tradicional de modo a melhorar a produtividade e criar competências produtivas para os estados da região.

A ministra Luciana Santos falou sobre ações do MCTI para o Nordeste, com destaque para o avanço da inteligência artificial, que é pauta estratégica para a pasta. Além disso, ela falou sobre o esforço que está em andamento para a formação e qualificação de pessoal. Umas prioridades é o programa de residência em tecnologia, que vai formar 40 mil jovens neste ano.

Foi discutido, por exemplo, o fortalecimento da rede de Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Nordeste, ligados às universidades e institutos federais, em diálogo com a nova política industrial do Brasil. Atualmente existem mais de 40 ICTs na região. Também trataram sobre a criação de grupos de trabalho para estreitar as relações entre as duas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário