Com uma frota média de 20 mil veículos cada (dados de dezembro de 2012) e figurando entre as vinte cidades mais populosas de Pernambuco, Ipojuca, Gravatá e Araripina, demonstram firme intenção de integrar-se ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em 2013. Com isto, subirá de 28 para 31 o número de municípios do Estado com seu próprio órgão de trânsito. A revelação foi feita durante o I Seminário de Integralização Municipal do Trânsito, promovido pelo DETRAN-PE no último dia 18.
Mais de cem municípios pernambucanos enviaram representantes para participar do Seminário. Eles ganharam o manual de implantação da municipalização, confeccionado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). À tarde, representantes dos municípios já integrados trocaram experiências sobre as operações realizadas pelas cidades. Também houve debate, onde os representantes dos municípios fizeram perguntas, críticas e sugestões sobre as políticas de trânsito.
“Por meio do seminário, O DETRAN veio auxiliar municípios, a exemplo de Ipojuca, um dos maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do Estado, em sua meta de integrar-se ao SNT, demonstrando que a boa gestão do trânsito também é ingrediente do desenvolvimento”, pondera a presidenta do DETRAN, Fátima Bezerra. Durante evento, também foi anunciada a existência de projetos de sinalização de trânsito para sete cidades e para o arquipélago de Fernando de Noronha.
Entre as vantagens de se integrar ao SNT, estão a promoção de um trânsito seguro e sustentável; atender a população com maior eficácia em relação à circulação, fluidez, mobilidade e acessibilidade; promover a educação de trânsito e reduzir o número de acidentes, otimizando os recursos da saúde municipal e articulação das ações com outros órgãos de trânsito, reduzindo os custos, aumentando a segurança do trânsito e de transportes, contribuindo para melhoria dos serviços e redução da criminalidade.
Engenharia de tráfego – O diretor de fiscalização e Engenharia de Tráfego do DETRAN, Sérgio Lins, apresentou, durante o Seminário, os trâmites envolvidos na implantação da sinalização de trânsito municipal e falou sobre como enfrentar o problema da sinalização informal.
Em sua palestra, Lins apontou como o convênio entre prefeitura municipal e órgãos públicos, a exemplo do DETRAN, resultou na transformação da sinalização em cidades como Arcoverde e Belo Jardim.
Em 2012, o DETRAN deu suporte a operações de sinalização em São Caetano, Nazaré da Mata e Gravatá. Para 2013, estão previstos projetos para o sertão, em municípios como Custódia, Lagoa Grande, Cabrobó, Ouricuri e Petrolândia. “Pernambuco ainda tem 157 cidades que não possuem gestão municipalizada do trânsito. No cenário atual, a mobilidade é tema incontornável e não há como se pensar em mobilidade sem se pensar na engenharia do tráfego”, finaliza Sérgio Lins.
Também estiveram presentes no Seminário representantes da Polícia Militar, da Procuradoria do Estado e da Diretoria Jurídica do DETRAN.
Nas fotos acima, o antes e o depois da intervenção da Diretoria de Fiscalização e Engenharia de Tráfego do DETRAN em Arcoverde.
Data da publicação - 21-01-2013
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