PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

05 fevereiro 2024

Falta de insumos impede atendimentos no Hospital Barão de Lucena; governo segue de braços cruzados

 

A situação do Hospital Barão de Lucena, localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, é alarmante. A unidade de saúde, interditada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) por falta de medicamentos, materiais médicos e insumos básicos, continua sem solução. Funcionários do hospital procuraram o blog para denunciar que, por conta do desabastecimento, na última quarta-feira (31), o Barão de Lucena ficou 24h impossibilitado de realizar hemodiálise nos pacientes.

Rafael Pacífico, responsável técnico do hospital, enviou uma carta ao Cremepe na quinta-feira (1º), afirmando que nos últimos meses, o Barão de Lucena não está sendo contemplado integralmente nas suas solicitações semanais de insumos necessários para atender os pacientes.

O responsável técnico aponta que o desabastecimento compromete a atuação dos profissionais médicos envolvidos e, sobretudo, a assistência aos pacientes da unidade. 

O Barão de Lucena já apresenta esse quadro de falta de insumos há meses. No dia 17 do mês passado, o Cremepe decidiu interditar o hospital, que integra a rede estadual de saúde, após já ter notificado, no ano passado, a diretoria da unidade. A interdição suspende o trabalho médico nos internamentos para cirurgias eletivas, com exceção das oncológicas. O conselho aponta que a medida está sendo monitorada pela entidade até que se restabeleça a normalidade do abastecimento e a correção de todas as inconformidades.

TCE vai apurar desabastecimento

O conselheiro Carlos Neves, relator dos processos da Secretaria de Saúde do Estado em 2024, autorizou a equipe do Departamento de Saúde do Tribunal de Contas a abrir uma auditoria especial para avaliar a falta de medicamentos e insumos no hospital Barão de Lucena, e identificar as causas e as responsabilidades pelo problema.

A decisão foi tomada após reunião entre o conselheiro e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Mário Jorge Lemos, no dia 22 de janeiro, com a presença dos auditores da área de saúde do TCE-PE. 

Carlos Neves esclareceu que o Tribunal de Contas tem atuado no controle das políticas públicas em todo o estado, inclusive na área de saúde, buscando a eficiência dos serviços prestados à população. Ele destacou a importância de uma cooperação entre o TCE e o Cremepe para alcançar a melhoria do atendimento no Barão de Lucena.

Sem resposta

O blog procurou o Governo de Pernambuco para saber o que está sendo feito pela Secretaria da Saúde para melhorar a situação do hospital. No entanto, até a publicação desta matéria, não recebemos as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário