PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

18 janeiro 2024

Vereadores de cidade no Sertão pernambucano são afastados de cargos em operação da Polícia Civil

 


A Polícia Civil de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (17), a segunda fase da operação “Conluio” que investiga um esquema de corrupção, fraude de licitações e lavagem de dinheiro em Santa Terezinha, no Sertão do Estado. Nesta etapa três vereadores do município foram alvos da intervenção policial, sendo afastados das funções políticas, por meio de uma ordem judicial emitida pela 2ª Vara da Comarca de São José do Egito.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Gregório Ribeiro,  a operação desmontou a organização criminosa que atuava no Legislativo Municipal com fraudando contratos de licitações de 2019 a 2023.

Entre os parlamentares envolvidos está o presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, José Martins (Avante). Os nomes dos outros dois vereadores não foram divulgados até o momento. Os três políticos,  além de serem afastados dos cargos irão utilizar tornozeleira eletrônica e não podem se aproximar da Casa Legislativa.

A OPERAÇÃO

Nesta manhã foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Tabira e  São José do Egito, no Sertão. Além disso, pessoas em três distritos paraibanos faziam parte do esquema. No estado vizinho as cidades alvos foram a capital, João Pessoa, Patos e Princesa Isabel.

A operação contou com a atuação de 100 policiais civis de Pernambuco e da Paraíba.

CONLUIO 1

A primeira fase da operação ocorreu em maio de 2023. Na ocasião a Polícia Civil prendeu dois vereadores da cidade de Santa Terezinha, pelo crimes de peculato, corrupção ativa e passiva e fraude à licitação.

Os parlamentares autuados foram o ex-presidente da Câmara, Adalberto Gonçalves de Brito Júnior e Manoel Grampão.

As investigações deste caso iniciaram em setembro 2021, e contaram a execução de duas operações. (JC Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário