O Palácio do Planalto já dá como certa a troca da atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), pelo deputado Celso Sabino (União-PA). O nome dele, segundo assessores presidenciais, tem apoio da bancada do União Brasil, ao contrário de Daniela Carneiro, que está de saída do partido. Sabino também é próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A troca atende a um pedido do líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), com apoio dos deputados da legenda.
A princípio, o governo planejava trocar o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que também é do União Brasil, envolvido em atos polêmicos à frente da pasta. Só que o partido disse que preferia a mudança no Ministério do Turismo. Motivo: é uma pasta em que são apresentadas muitas emendas parlamentares, principalmente para financiar eventos turísticos e festas no país. As informações são do blog do Valdo Cruz.
A troca visa tentar mudar o clima no União Brasil, que tem votado contra o governo, apesar de controlar três ministérios. Os deputados não se sentem representados pelos atuais ministros. A mudança faz parte da conversa que o presidente Lula teve na semana passada com o líder Elmar Nascimento, quando o deputado relatou a insatisfação da bancada com o governo. A expectativa é que a troca ocorra até a semana que vem.
Por sinal, em uma demonstração de que realmente sentiu a necessidade de voltar a estar presente na articulação política, Lula decidiu dar mais poderes ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele ganhou a competência de destravar nomeações em cargos do segundo escalão, que estavam emperradas. Padilha tem se reunido com ministros para acertar as medidas.
Além disso, Lula reuniu-se com o presidente da Câmara, Arthur Lira, ontem, e prometeu ajustar a articulação política. No mesmo dia, ele se reuniu com líderes do Senado. A reunião com líderes da Câmara foi cancelada porque havia poucos em Brasília e, parte dos poucos que estavam, quatro deles, acabaram embarcando com Lira para São Paulo, onde ele teria reunião com empresários. Ou seja, Lira acabou esvaziando a reunião do presidente Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário