PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

16 junho 2023

Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro à PF em apuração sobre Marcos do Val

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preste depoimento à Polícia Federal no âmbito das apurações envolvendo o senador Marcos do Val, alvo de busca e apreensão nesta quinta-feira.

A Polícia Federal cumpriu na quinta-feira mandados de busca e apreensão em endereços de Marcos do Val pela trama supostamente armada pelo parlamentar contra Moraes e ainda por postagens antidemocráticas. As medidas cautelares foram deferidas, pelo próprio ministro, em razão de uma tentativa de obstrução do inquérito que investiga os atos de 8 de janeiro. As informações são do O Globo.

A data para a oitiva ainda será marcada pela Polícia Federal. Este será o quarto depoimento do ex-presidente à corporação somente este ano. De janeiro até agora, Bolsonaro já foi intimado a prestar informações sobre os atentados de 8 de janeiro, o escândalo das joias oferecidas pela Arábia Saudita e o escândalo do cartão falso de vacinação.

Além de Bolsonaro, Moraes também determinou depoimento do ex-deputado federal Daniel Silveira, implicado como um dos articuladores do suposto plano para um golpe de estado. Mensagens entre Silveira e Marcos do Val foram encontradas pela PF.

Do Val denunciou que teria participado de uma reunião golpista com Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira para tentar gravar de maneira escondida Moraes — e forçá-lo a falar algo que poderia ser usado como uma espécie de admissão de alguma irregularidade no processo eleitoral e, com isso, evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o senador, ele poderia usar equipamentos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para gravar conversas com o ministro.

No início de fevereiro, Moraes havia determinado a abertura de uma investigação sobre o relato de Do Val a respeito de uma suposta articulação de um golpe, com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário