A Prefeitura de Araripina, através da Vigilância em Saúde, está articulando uma série de ações para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, chincungunya e zica vírus.
Na manhã desta quinta-feira, 10, a Diretora da Vigilância em Saúde, Vera Dias e os coordenadores do setor estiveram concedendo entrevista ao Programa Canal Aberto da Rádio Arari, onde discorreram sobre as medidas que estão sendo adotadas pelo município.
Um dos atos será a realização de um grande mutirão de limpeza e divulgação dos bons hábitos higiênicos nos Bairros Jardim Florípedes e Vila Mendes, a partir das 07 horas da próxima segunda-feira, 14. Na ocasião, os membros da Secretaria de Saúde estarão entrando nas residências e promovendo orientações aos moradores.
O trabalho está sendo incessante, uma vez que Araripina hoje está em estado de alerta, com níveis de infestação preocupantes em alguns bairros. Os Agentes de Endemias estão promovendo visitas domiciliares onde aplicam o larvicida e também orientam os moradores quanto ao armazenamento de água. O trabalho também vai se estender a área comercial, imóveis fechados e terrenos baldios.
AS DEZ PRINCIPAIS MISSÕES DE COMBATE À DENGUE
- Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas.
- Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água.
- Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água.
- Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles.
- Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso.
- Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado.
- Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto.
- Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto.
- Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais.
- Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.
ACE-PMA/Fotos: Fabiano Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário