PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

13 março 2014

FHC: crise de Dilma e base 'é só uma briga por poder'

 Diante da crise aberta entre o Palácio do Planalto e o PMDB, principal aliado do governo petista e antigo aliado tucano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso  afirmou nesta quarta-feira que o país vive um presidencialismo de cooptação. Em sua avaliação, a disputa na base governista é só uma briga por poder, que revela a “catástrofe” que se tornou o sistema político brasileiro.
''Essa crise que vemos agora não é porque (governo e PMDB) estejam discordando de uma agenda política. É porque estão tratando de ver qual pedaço de poder cada um vai ocupar. Nosso sistema político é uma catástrofe e, neste momento, é completamente disfuncional'' diz FHC.
''Temos no Congresso mais de 20 partidos e, registrados, mais de 30, além de 39 ministérios. Não estamos vivendo mais o presidencialismo de coalizão, mas de cooptação. Coalizão é quando desiguais que estão de acordo quanto a um programa ou reforma se juntam. Nesse momento, o que temos é cooptação de partidos para manter o poder.''  (De O GLOBO - Silvia Amorim e Júnia Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário