PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

26 março 2015

FHC: Se a eleição fosse hoje, Lula perderia

Ex-presidente da República, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) começa a adotar uma nova postura desde que deixou de comandar o país. Agora, o presidente de honra tucano começa a aparecer com frequência na imprensa como um dos maiores críticos do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e até faz apostas sobre os cenários eleitorais. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o “novo FHC”, que antes tinha um perfil mais discreto, defende que, num cenário hipotético, se o ex-presidente Lula disputasse novamente a Presidência da República, seria derrotado nas urnas.
“E vou dizer uma coisa arriscada: o Lula perde hoje. Hoje, o Lula perde. Mas não penso eleitoralmente. Sou democrata. Não vou dizer: ‘Então vamos fazer o impeachment porque o Aécio ganha, o Geraldo ganha, ou eu ganho’. Não estou dizendo que nunca vai se chegar a tal ponto (do impeachment). Não sei”, defendeu o tucano. O ex-presidente Lula é cotado como possível candidato do PT à Presidência da República nas eleições de 2018.
FHC, no entanto, reforçou seu discurso de que, ainda, não há argumentos legais e jurídicos que sustentem o impeachment da presidente reeleita Dilma Rousseff. “Em 2005 havia possibilidade legal de pedir impeachment (do ex-presidente Lula). Por que não teve? Porque a rua não estava nessa posição. O impeachment não é um ato simplesmente técnico. Cria um fosso, um mal-estar historicamente ruim. Agora, quem está processando a Dilma por algo que ela fez? Não tem. Quer dizer que não venha a acontecer? Não sei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário