PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPINA

ATEL TELECOM

09 outubro 2025

Secretaria de Saúde atribui a laboratório falta de medicação para TDAH nas farmácias do Estado

 

Após a denúncia publicada ontem pelo blog sobre a falta do Cloridrato de Metilfenidato (Ritalina) na rede pública, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) se pronunciou nesta quarta-feira (8) por meio de nota oficial. No comunicado, a pasta confirmou a indisponibilidade do medicamento e informou que as apresentações de 10, 20, 30 e 40 mg foram descontinuadas pelo laboratório fabricante, sem indicar prazo para a normalização do fornecimento nem alternativas para os pacientes que dependem do tratamento.

A nota, assinada pela Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica (DGAF), limita-se a reconhecer o desabastecimento e a atribuir a responsabilidade ao laboratório produtor, sem detalhar medidas de contingência ou planos para garantir o acesso dos usuários ao fármaco.

O blog questionou a SES-PE sobre a previsão de retomada da distribuição e sobre ações emergenciais para suprir a falta do medicamento, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para novos esclarecimentos.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica (DGAF), informa que o medicamento Cloridrato de Metilfenidato, com apresentação 10, 20, 30 e 40mg (marca Ritalina), de uso prolongado, foi descontinuado pelo laboratório fabricante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário