PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

23 agosto 2023

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus estende faixas em protesto por queda de receitas

 

Prefeituras pernambucanas amanheceram com faixas pretas em protesto pela queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS. “Chega de queda de receitas e aumento das despesas” e “Recomposição de perdas do ICMS é urgente”, são algumas das frases que estampam os materiais. A campanha é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe.

Outra reivindicação expressa nas faixas é a “Aprovação do 1,5% do FPM já”, um dos principais pleitos dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco para recompor as receitas perdidas em julho e agosto. Ainda neste mês de agosto, a Associação vai promover uma campanha de rádio e TV para conscientizar a população sobre os riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das cidades

Outra reivindicação expressa nas faixas é a “Aprovação do 1,5% do FPM já”, um dos principais pleitos dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco para recompor as receitas perdidas em julho e agosto. Ainda neste mês de agosto, a Associação vai promover uma campanha de rádio e TV para conscientizar a população sobre os riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das cidadesSegundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste mês de agosto, os municípios também amargam o represamento das emendas parlamentares e o atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo.

Brejo da Madre de Deus é mais um município que adere a esse movimento. O corte no repasse afeta diretamente o funcionalismo público em todos os setores. A queda significativa no repasse de recursos municipais afeta diretamente o funcionamento dos serviços essenciais em Brejo da Madre de Deus. A redução das receitas compromete a capacidade da prefeitura em investir em áreas cruciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social, impactando negativamente a qualidade de vida da população. Essa situação ressalta a importância do movimento de protesto como forma de chamar a atenção para a necessidade urgente de medidas que revertam esse quadro e garantam a sustentabilidade financeira das administrações municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário