Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Anunciado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) com grande pirotecnia, no fim do mês de julho, o plano do Governo para reduzir os índices de violência em Pernambuco, intitulado “Juntos pela Segurança”, será fruto de audiência pública proposta pelo deputado e tenente-coronel da reserva da PM, Alberto Feitosa (PL), hoje, às 10h, no Auditório Ênio Guerra, da Alepe.
Feitosa, que serviu no policiamento ostensivo por 27 anos, quer saber o que faltou ser explicado no ato realizado com estardalhaço pelo Governo, quais são as metas para reduzir os alarmantes índices no Estado e quais as estratégias reais para a diminuição da criminalidade.
Na verdade, isso que era esperado de um programa que, segundo o Governo do Estado, vinha sendo construído nos últimos sete meses da gestão tucana. Durante esse tempo, o que se viu foi a insegurança crescer em Pernambuco. De acordo com Feitosa, só nesses primeiros meses do Governo Raquel, a média de pessoas mortas por dia é de 12 pessoas, número similar à média de mortes na Guerra da Ucrânia.
“Infelizmente, temos observado uma série de eventos preocupantes que indicam um completo descaso com a segurança em nosso estado. O aumento da criminalidade, os índices alarmantes de assaltos, furtos e homicídios, além da sensação constante de vulnerabilidade que tem minado a confiança da população”, alerta o deputado.
Segundo ele explica, a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa se torna um imperativo para que os representantes do povo se reúnam para discutir de maneira transparente e objetiva as causas subjacentes a essa situação alarmante.
“Devemos buscar soluções eficazes e sustentáveis para enfrentar os desafios que se apresentam, fortalecendo as políticas de segurança pública, investindo em capacitação e valorização das forças de segurança, promovendo ações de prevenção da criminalidade e estimulando a participação ativa da sociedade nesse processo”, afirma o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário