PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

18 novembro 2015

Prefeitos do Araripe relatam crise em rádio

prefeitos

Os prefeitos que integram a região do Araripe e participam do CISAPE estão percorrendo os municípios e visitando as emissoras de rádio onde estão expondo para a população e fazendo relatos técnicos da situação em que vivem os municípios com a crise instalada pelo Governo Federal.
Na manhã desta terça-feira, os prefeitos de Araripina, Alexandre Arraes; Ouricuri, Cézar de Preto; Trindade, Everton Costa e Bodocó, Danilo Rodrigues, estiveram participando do Programa Canal Aberto da Rádio Arari FM e externaram a preocupação e a situação financeira em que estão passando os municípios brasileiros. Como eles mesmos disseram não existe exceção, todos os municípios do Brasil estão passando sérias dificuldades para manter os serviços básicos, investir em todas as áreas e honrar com os pagamentos dos servidores e fornecedores.
Danilo Rodrigues, prefeito de Bodocó, fez um relato técnico e mostrou com números o massacre que o governo federal está fazendo com os municípios.  Citou como exemplo o valor pago por aluno para a merenda escolar. “Os municípios recebem trinta centavos, por aluno, para a merenda escolar. Como fazem as prefeituras? São obrigadas a complementar o custo da merenda, mas não só da merenda. Outro caso clássico: uma equipe do Programa de Saúde da Família custa R$ 40 mil, mas o governo federal continua mandando R$ 10 mil, o mesmo valor de dez anos atrás”, afirmou o gestor.
Os demais prefeitos também seguiram a mesma linha de raciocínio do colega de Bodocó e também externaram as dificuldades que estão encontrando para honrar com os compromissos. “Malabarismo” foi à palavra usada pelo prefeito de Trindade, Everton Costa, ao relatar as dificuldades financeiras que o município atravessa com a redução drástica dos repasses compulsórios.
O prefeito Cezar de Preto, de Ouricuri, disse que até para formalizar convênio com o Governo Federal está difícil, uma vez que, segundo ele, qualquer equipamento público –de qualquer área- que for conquistado para o município além da contrapartida a manutenção fica para a prefeitura.
O anfitrião da entrevista, o prefeito Alexandre Arraes seguiu a mesma linha dos colegas e informou que dados levantados pela Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco revelam que houve uma redução entre 30 e 37% dos repasses do FPM – Fundo de Participação dos Municípios e também uma média de 20% do ICMS.
“Os prefeitos estavam animados com o mês de novembro por conta do aumento do consumo acreditando que o FPM do dia 10 seria bem melhor do que os meses anteriores. Mais uma vez fomos surpreendidos e tivemos uma redução de mais de 30%. O do dia 20 então não dar sequer pra pagar o repasse (duodécimo) da Câmara Municipal. Temos que economizar pra completar o do legislativo. Essa situação não fomos nós (os municípios) que criamos. Foi o Governo Federal, a presidente Dilma que mentiu para o povo Brasileiro e estamos hoje nesta situação lamentável com os municípios perdendo o poder de investimentos”, relatou Alexandre Arraes.
Martinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário