PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

04 dezembro 2014

CISAPE PROCURA SOLUÇÃO PARA O LIXO DA REGIÃO

cisape
Aconteceu na última terça-feira no auditório da AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco no Recife, apresentação de tecnologia para reciclagem do lixo. Presentes todos os consórcios intermunicipais do Estado de Pernambuco. O coordenador do GT – Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do CISAPE – Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Ipubi, Daniel Torres, participou representando o Consórcio.
A tecnologia foi apresentada pelo professor Sabetai Calderon, doutor em ciências pela USP – Universidade de São Paulo, consultor da Organização das Nações Unidas – ONU, consultor do Banco Mundial e autor do livro “Os Bilhões Perdidos no Lixo”.
A tecnologia consiste em transformar todo o lixo produzido em produtos como sejam, sacolas plásticas em novas sacolas plásticas, o lixo orgânico em adubo, o refugo da construção civil em tijolos, blocos e lajotas. A vantagem é que o material de construção reaproveitado poderá ser utilizado nas construções públicas. Todo esse processo poderá ser feito no próprio município através de aquisição de máquinas simples e de baixo custo, gerando emprego e renda no próprio município para as pessoas envolvidas no processo como os catadores de lixo.
Essa tecnologia apresentada pelo professor Sabetai reduz totalmente a necessidade de construção de um aterro sanitário de grande porte. Cada município necessitará apenas de um aterro de pequeno porte, porque só 10% do lixo coletado irão para o aterro o lixo considerado refugo, sem aproveitamento como fraldas descartáveis, absolventes íntimos e papel higiênico.
“O CISAPE através do seu presidente prefeito Alexandre Arraes não tem medido esforços na procura de soluções que possa resolver definitivamente a problemática do lixo em todos os municípios do Araripe. Essa tecnologia apresentada é apenas uma das soluções. Vamos mostrar essa tecnologia a cada prefeito. Temos que resolver o problema do lixo urgentemente”,afirmou Daniel Torres.
Fonte: ASCOM\CISAPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário