PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

04 dezembro 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE ARARIPINA ABRE RODA DE CONVERSA EM DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS

saudeararipina1
No Dia Mundial de luta contra a AIDS, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Araripina, contando com a Coordenadora de Atenção Básica, Drª Janine Alencar, a Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher e da Criança, Drª Tarcila Helena e a Coordenadora de Saúde na Escola, Drª Geysianne Almeida, realizaram na segunda-feira (01), uma Roda de Conversa com os servidores SESC LER, a cerca da doença, suas consequências no cotidiano e como preveni-la.
O objetivo da atividade foi sensibilizar a todos para os cuidados, prevenções e a importância de fazer o exame, do qual são disponibilizados “testes rápidos” gratuitamente no Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima, todos os dias, no horário das 08 às 12 horas.
Ainda, está em fase de construção o cronograma da II Semana Municipal de Luta contra a AIDS, que terá como objetivos provocar a mudança no comportamento sexual da população, estimular a realização do exame que detecta a doença (o teste rápido), sensibilizar a população dos meios de prevenção e combater a propagação do preconceito e discriminação aos portadores do vírus. A semana será realizada ainda neste mês de dezembro em Araripina e logo será divulgada a programação final.
De acordo com o Ministério da Saúde estima que dos 700 mil brasileiros que convivem com o HIV, 150 mil não saibam que são soropositivos. Embora a prevalência de pessoas convivendo com o vírus seja considerada baixa para o conjunto da população (0,4%), a infecção é alta entre meninas entre 14 e 19 anos e meninos homossexual. Considerando esse cenário, além do controle da própria doença o diagnóstico também é importante para que a pessoa não transmita o vírus.
saudeararipina
Entende-se por situação de risco comportamentos que colocam o indivíduo em ocasiões em que ele pode entrar em contato com o vírus – a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo ou sexo diferente, compartilhamento de seringas e reutilização de objetos cortantes.
Por que fazer o teste?
O diagnóstico rápido do HIV é extremamente importante para o soropositivo. A identificação precoce do problema e a busca imediata pelo tratamento são atitudes que aumentam a qualidade de vida da pessoa e fazem com que ela tenha mais chances de viver normalmente.
Quando fazer o teste?
Após ter vivenciado uma situação de risco, a pessoa deve esperar alguns dias para realizar o teste. Entre o momento da contaminação e a possibilidade de detecção da infecção existe um período chamado de janela imunológica – deve-se esperar pelo menos 30 dias para que o teste obtenha um resultado confiável.
ASCOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário