PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

30 dezembro 2014

Araripina apresenta 40 motivos para celebrar e dar boas vindas a 2015

Araripina apresenta 40 motivos para celebrar e dar boas vindas a 2015
Durante todo o ano de 2014, inúmeras ações foram conquistadas em Araripina. O ano serviu de exemplo para todos os municípios que compõe a região do Araripe. Muito trabalho, dedicação e zelo foram transmitidos para o povo por meio da gestão “Unidos por Um Novo Tempo”. Para se ter uma ideia, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, elencou 40 razões para que a sociedade araripinense comemore, nesta virada de ano, os benefícios alcançados pela Prefeitura de Araripina, através das secretarias municipais, e com isso, propõe  motivos de sobra para dar boas vindas a 2015.
Na Saúde:
aniversário-de-Araripina-86-anos-inauguração-ESF01 – Reinaugurados 08 unidades de Estratégias de Saúde da Família. Vila Serrania; Cavalete 01, Nascente 01, Alto da Boa Vista 01, Sítio Santana, Lagoa de Dentro e Bairro Zé Martins, distrito do Morais e em construção mais 02 unidades: Alto da Boa Vista II e Vila Santa Maria. Em reforma: Unidade do Cavaco e Cipaúba.
Unidade-Móvel-Saúde-no-Campo-1TEMA SAÚDE
02 – A Prefeitura de Araripina continuou com o Programa “Saúde no Campo” – uma unidade móvel de saúdeque dispõe de atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Mais de 12 mil atendimentos foram realizados em apenas um ano.
03 – Numa ação valiosa de melhorias no trânsito em parceria com a Secretaria de Saúde, ATTA, DETRAN e Polícia Militar, foram diminuídos 25% dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.
odontologia
04 – Araripina ampliou o atendimento odontológico em todo município nas Estratégias de Saúde da Família – ESF, seja na cidade ou no campo.
05 – As salas de vacinação das unidades de saúde receberam climatização.
06 – Todas as Campanhas de Vacinação bateram as suas metas, um novo salto de melhorias e benefícios para a população.
07 – Realização do Remapeamento do Município, remanejando áreas para agentes comunitários, vinculando famílias aos PSF’s e diminuindo o número de áreas descobertas;
image
08 – A Secretaria de Saúde se destacou entre as 100 secretarias e recebeu o “Prêmio Brasil Saudável 2014”; e ainda, duas premiações pelo desempenho do Programa Nacional de Imunização (PNI), no Programa de Vigilância Sanitária, Ambiental  e na Vigilância Epidemiológica.
Na Educação
educação
09 – A gestão do Prefeito Alexandre Arraes promove o maior investimento em Educação da história de Araripina. Só em Escolas Nucleadas o Município está investindo 20 milhões para a construção de 15 escolas nucleadas para a zona rural com capacidade para atender 200 alunos por unidade escolar.
10 – No inicio do ano letivo foram entregues 13.600 fardamentos escolares para todos os estudantes da rede municipal, além de material didático para as escolas, e mais; pela primeira vez em Araripina, a Prefeitura entrega aos alunos da educação infantil o Livro Didático.
11  Foram conquistados 19 novos transportes escolares, do programa Caminho da Escola, melhorando a qualidade de condução para os alunos da zona rural.
FOTO-PMA-1
12 – Este ano a prefeitura inaugurou uma quadra poliesportiva e está sendo construída mais 04, uma na escola Eduardo Rodovalho, uma em Lagoa do Barro, outra em Nascente e Rancharia. Foram conquistados ainda a construção de 05 creches nas mais diferentes regiões do Município, oportunizando a todos o acesso ao ensino.
escola
13 – Mais de 16 escolas já foram reformadas e algumas ampliadas. Os investimentos foram acima de R$ 1,3 milhão, estimulando ainda mais estudantes e professores a desfrutar de um ambiente educacional com mais qualidade.
14 – Melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O município ultrapassou a média de 3.8 para 4.1, um grande salto para a educação dos estudantes de Araripina.
Na Infraestrutura:
TEMA INFRAESTRUTURA
15 – Com o maior investimento para mobilidade urbana jamais visto pelos araripinenses,  a Prefeitura lança o Programa “Minha Rua em Um Novo Tempo” e investe em torno de R$ 2,2 milhões oriundos do Fundo de Apoio aos Municípios (FEM), para calçar e sanear bairros que eram esquecidos em Araripina: Vila Jurema, Vila Asa Branca, Vila Conceição, Jardim Floripedes e Cavalete 2.
Vila Conceição 04 CALÇAMENTO
16 – A Prefeitura conseguiu calçar em torno de 30 mil metros de ruas em bairros e diversos lugares mais críticos da cidade. Inúmeras ruas da cidade receberam durante todo este ano de 2014 a ação Tapa Buracos, e ainda conseguiu reformar e ampliar várias estradas da zona rural.
Desenvolvimento Rural
poços artesianos
17 – Foram perfurados 30 poços artesianos: As cadeias produtivas e ações de convivência com a seca estão sendo totalmente controladas através de obras que estão garantindo água potável para as famílias de Araripina. Inúmeros açudes e barragens receberam limpeza.
DSC_0348
18 – Sendo implantados, alguns já em utilização da população, 08 Sistemas Simplificados de Abastecimento d’água, nas localidades da Vila Nova, na ponta da Serra; no Sítio Bonito II, zona rural do distrito de Nascente, na Feira Nova do Saco e nos Sítios Massapê, Ventania e no povoado do Cavaco. Com este benefício às famílias recebem água encanada nas suas torneiras em toda zona rural.
19 – Reforma do Hortifrútigranjeiro, já em uso da população (finalizando a última repartição), garantindo total qualidade e estrutura para a comunidade.
10436016_735274363210794_4064794705771831486_n
20 – A Prefeitura reformou o Matadouro Público Municipal, do qual apresenta as exigências da ADAGRO e Vigilância Sanitária Estadual, podendo assim a comunidade e a população de Araripina ter acesso a uma carne de boa qualidade dentro das condições higiênicas exigidas.
21 – Implantação e fiscalização de uma mil e cem cisternas para a zona rural, através do Governo Federal. Cada reservatório tem capacidade para 16 mil litros de armazenamento de água.
22 – Trabalhou pelo aumento do número de pipas para a distribuição d’água para quem vive na zona rural, em parceria com o exercito.
Projetos e Desenvolvimentos Econômicos
img-20140404-wa0006
23 – O prefeito Alexandre Arraes foi reconhecido com o título de Prefeito Empreendedor de Pernambuco na categoria Desburocratização pela 8ª edição do Prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho, no Recife.
24 – A Prefeitura de Araripina, apoiou diversos eventos da cidade e região, ao exemplo do 1º Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe – ENAGRO e do 10º Encontro Estadual de Apicultura e apoio A FECOU, mostrando que todo o Araripe precisa se unir pelo crescimento econômico da região e ainda tornou-se reconhecido pelo SEBRAE, como um grande parceiro do desenvolvimento econômico do município.
Autarquia de Trânsito e Transportes de Araripina:
25 – A Prefeitura implantou os Orientadores de Trânsito, ao todo são 19 guias, 02 Coordenadores e 01 diretor de trânsito. Com isso, uma nova politica de mobilização foi implantada, incentivando a todos diante às leis e novas regras aplicadas na cidade, melhorando intensamente o fluxo de pedestres e transportes no centro da cidade.
26 – Instalações de 03 novos Semáforos com lâmpadas de Led, e substituição dos semáforos antigos com novas luminárias por lâmpadas de led. Ao todo Araripina dispõe de 06 semáforos. Construiu também travessias elevadas, promovendo mais tempo para a travessia de rua entre os pedestres.
27 – Reforma geral na sinalização vertical. Eliminação de duplo sentido de circulação em ruas estreitas que antes causava congestionamento, transtorno e dificuldades e ainda, a Delimitação de estacionamentos exclusivos para veículos, reservando espaços no centro da cidade também para carros e motos.
Desenvolvimento Social
saude8
28 – Grandes inaugurações já foram alcançadas, dentre elas as novas instalações do CRAS II no Alto da Boa Vista, breve será reinaugurado O CRAS do Cavalete e implantado o novo CRAS na Vila Serrania.
29 – Cadastros para os programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida sempre são atualizados pela equipe da Secretaria.
30 – A Prefeitura busca parcerias e vem oferecendo junto ao Pronatec, cursos como Alimentação Escolar, Resíduos Sólidos, Língua Brasileira de Sinais, Cuidador Infantil, Promotor de Vendas, mecânica de motocicleta, eletricista industrial, mandiocultura e apicultura, entre outros. Programas executados: Selo Unicef, Prefeito Amigo da Criança, Plano Municipal da Primeira Infância, Criança com Todos os seus Direitos e o BPC Trabalho, entre outros.
Meio Ambiente
image
31 – Em 2014 já foram plantadas 5 mil mudas de árvores em todo o Município.
32 – Realizada a coleta seletiva em várias localidades ao exemplo da Vila Conceição.
33 - Recuperação do Aterro Sanitário e Reestruturação da Associação dos Recicladores – ARA.
Esporte/ Cultura / Juventude e TurismoCORRIDA-DO-TRABALHADOR
34 – Apoios e incentivos ao esporte amador da zona rural, vilas, distritos e povoados.
SPORTE
35 – Realização da Tradicional Corrida do Trabalhador e 23º Jogos Escolares Municipais.
são joão araripina
36 – Realização do Melhor São João do Sertão de Pernambuco. Realização da competição São João nos Bairros e concurso de quadrilhas juninas. E ainda realizou o Carnaval dos Blocos 2014, e cumpriu os tradicionais festejos dos distritos e povoados da cidade.
Mulher
mulher 2
37 – Orientação e apoio as mulheres sobre seus direitos e deveres. Realização de inúmeras palestras e ações na cidade e zona rural, em parceria com associações de moradores. Fomentando também a proteção às mulheres. A secretaria promoveu também oportunidades de capacitação para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho e ainda a retirada de documentos com o Programa “Nenhuma Pernambucana sem documento”.
Administração
38 – Planejou, coordenou e trouxe a normatização na execução do sistema de administração.
Gabinete
39 – Um gabinete atento às questões do povo. Atendimentos diários foram realizados, forma esta de ouvir a população que precisa de uma gestão voltada ao progresso e o desenvolvimento de todas as famílias de Araripina.
Financeiro do Município
40 – Salários em dia. A Prefeitura de Araripina, mesmo diante as dificuldades que enfrentaram em 2014 todos os municípios do país, manteve os salários dos servidores, aposentados e pensionistas em dia, além do cumprimento do 13º salário; Promovendo um novo salto econômico para o comercio da cidade.
De acordo com o prefeito Alexandre Arraes (PSB) as razões para comemorar são inúmeras. “São por estes motivos, entre tantos mais, que no momento em que brindarmos a entrada do novo ano, 2015, poderemos celebrar com um brinde especial aos resultados conquistados pela nossa equipe gestora, que se mostra madura e  segura, que conta com uma prestação de contas transparente e ética, fazendo com que as ações difundidas e com pagamentos em dia,  o povo e o próprio comércio local tenha confiança de investir e acreditar em todos que fazem parte do quadro sério do governo ‘Unidos Por Um Novo Tempo’. Nesta oportunidade, desejo a todas as famílias de Araripina um ano Novo de grandes concretizações”, disse o chefe do poder executivo de Araripina, Alexandre Arraes.
ASCOM – ARARIPINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário