PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

07 outubro 2014

Aécio ou Dilma: o peso do apoio pernambucano







Com a maior votação proporcional entre os governadores eleitos no primeiro turno, o apoio do socialista Paulo Câmara está sendo disputado por Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), que vão disputar o segundo turno na eleição presidencial. Ontem, ambos ligaram para parabenizar o governador eleito de Pernambuco e falar sobre uma possível parceria com o PSB local na segunda fase da disputa pelo Palácio do Planalto.

Ainda sem uma definição em relação ao caminho que o partido deverá tomar no segundo turno, Câmara não deu aos presidenciáveis a resposta que eles gostariam de ouvir. “Falei apenas que vou sentar e conversar”, resumiu o socialista. Ele adiantou, inclusive, que a reunião prevista para ontem com o diretório estadual para discutir a questão do segundo turno não aconteceu. “Não deu tempo. Vamos no reunir hoje para tomar a nossa decisão de forma consensual”, observou.

O teor do encontro, no entanto, conforme antecipou Câmara, não será divulgado. Os socialistas só irão revelar o posicionamento de Pernambuco amanhã na reunião convocada pela executiva nacional do PSB, às 14h, em Brasília. A opinião da ala pernambucana do PSB é importante por duas razões: além de ser o berço político de Eduardo Campos, pesa a expressiva votação de Paulo Câmara (3.009.087 votos). Além disso, também terá influência na decisão as posições da viúva de Eduardo, Renata Campos, e e do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

Ontem interlocutores de Aécio tentaram articular uma visita dele à Renata Campos, mas ela ponderou que não seria o momento oportuno. Afirmou que iria aguardar o posicionamento do partido. O ex- candidato a vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque (PSB), que defende uma aliança com os tucanos, também ligou alguns vezes ontem para a esposa de Eduardo para costurarem uma posição conjunta.

Embora ainda não tenha ocorrido uma reunião formal do grupo, alguns sinais apontam para uma provável aliança com o tucano. O governador João Lyra Neto (PSB) e Antônio Campos, irmão de Eduardo, defendem o apoio a ele. Já sobre uma possível declaração de Marina  em favor de Aécio, Paulo Câmara afirmou que não tinha conhecimento. “Marina me ligou ontem, mas não pude atender e quando retornei não consegui falar ela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário